FecharX

Exposição Meninas do Brasil

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

09/05/14 até 31/05/14

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 09:00


A PUC Minas - Espaço Cultura e Fé recebe até o dia 31 de maio a exposição de arte “Meninas do Brasil”, do artista plástico jesuíta Geraldo Lacerdine. A exposição retrata narrativas de mulheres brasileiras dos mais diferentes perfis e gerações.

“Meninas do Brasil”
É resultado de uma pesquisa do artista sobre cultura brasileira, tendo a mulher como foco central da expressão. O trabalho dá voz a mulheres anônimas, que muitas vezes são silenciadas pelo abandono, pela exclusão social ou pelo fato de serem pobres, negras e subjugadas. 

A exposição reúne 18 grandes telas, de acrílico sobre compensado, algumas com 1,30m x 1,80m, com cores vivas e fortes. Ao lado de cada obra, há um descritivo da história da personagem retratada - com fragmentos dos depoimentos, que também podem ser ouvidos na voz das próprias mulheres em uma cabine com visor junto às obras, bastando clicar no ícone do som. 

Entre as histórias, todas comoventes, estão as de Elizete, a primeira da série, do interior de São Paulo, que, abandonada pelo marido, teve de cuidar de cinco filhos sozinha; Dandara, uma sem-teto de Belo Horizonte (MG); Tereza, de 78 anos, que vive em uma solidão profunda após ser esquecida pelos filhos; Alice de 13 anos, grávida do próprio pai; e de Judite, 50 anos, à espera por um homem que conheceu quando moça.

Geraldo Lacerdine
O mineiro, 36, é formado em comunicação, filosofia e teologia. Abraçou a pintura como modo de expressão e transformação da realidade. Faz uma pertinente síntese entre filosofia, sociologia, antropologia e arte. 

Visitação gratuita, de 09h às 22h.

a 

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.