FecharX

Exposição Mau Olhado Bem Olhado II - Casa Fiat de Cultura

Casa Fiat de Cultura

Exposição Mau Olhado Bem Olhado II - Casa Fiat de Cultura

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

10/03 até 26/03

Sab, Dom | 10:00 - 18:00

Ter, Qua, Qui, Sex | 10:00 - 21:00


Créditos da imagem: Wagner Viana Leite

Refletir sobre a afirmação e a resistência do negro, além de ressignificar seu papel social e suas relações, é essa a proposta da nova exposição da Casa Fiat de Cultura. Mau Olhado Bem Olhado II, dos artistas Janaína Barros e Wagner Leite Viana, está em cartaz na Piccola Galleria até 26 de abril.


A mostra apresenta obras que entrelaçam objetos, vestimentas, vídeos, fotografias e áudio, sempre destacando o olhar dos próprios artistas sobre o seu trabalho, em diálogo com o olhar do público.


As instalações podem ser vistas a partir de duas perspectivas. Uma macro, que aborda o racismo e a violência que impactam a população negra no Brasil, bem como a relação entre as diferentes camadas sociais existentes no país. E a micro, que aborda a construção de uma relação entre duas pessoas, com seus afetos, cumplicidade, violências coloniais, força, reciprocidade e peculiaridades.


Atividades educativas


O Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura preparou, ainda, algumas ações para aprofundar a reflexão sobre o tema da exposição. As visitas mediadas serão realizadas a partir de dois eixos temáticos: O primeiro será baseado na afirmação e resistência dos negros e vai abordar tópicos como racismo, desigualdade e a percepção sobre a população negra no Brasil. Já o segundo terá como foco as relações pessoais, discutindo suas complexidades e necessidades.


O Encontros com Patrimônio de março, Capoeira Angola: Resistência, Identidade e Diversidade Cultural, irá levar os participantes a uma roda de capoeira, destacando a prática como uma forma de diversidade cultural. O evento será realizado no dia 22 de março, com inscrições pela Sympla.


Já o Ateliê Aberto de março trará o tema Fotoperformance: Corpo, Espaço e Movimento, trabalhando o corpo como um elemento plástico. A ideia é criar peças que poderão ser compartilhadas em redes sociais e explorar o movimento enquanto ferramenta de expressão. A foto será abordada como veículo de produção artística. As atividades serão realizadas aos sábados, domingos e feriados em dois horários: às 10h30 e às 14h.

Tags:
  • arte
  • Casa Fiat de Cultura
  • exposição
  • bh
  • mau olhado bem olhado
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.