FecharX

Exposição France eMotion + Mostra de Realidade Virtual

Palácio das Artes

Exposição France eMotion + Mostra de Realidade Virtual

  • Gratuito

Data

08/11 até 20/11

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab | 10:00 - 21:00

Ter, Qua, Qui, Sex, Sab | 10:00 - 21:00


Créditos da imagem: Lourdes Segade

Em celebração aos 10 Anos da França no Brasil, a Aliança Francesa apresenta duas mostras no Palácios das Artes. A exposição France eMotion tem como temática o fascínio que as viagens à França provocam, inspirando diversos artistas com suas paisagens e monumentos. A exibição, que é uma parceria com a Fundação Clóvis Salgado, acontece na Galeria do Café, tem curadoria de Muriel Enjalran e é composta por 35 obras, que são imagens registradas por quatro fotógrafos internacionais.

Outra atração é a Mostra de Realidade Virtual na Galeria do Acervo, que traz uma seleção com os melhores filmes franceses de realidade virtual recentes, desenvolvidos por líderes em inovação audiovisual na França. Ambas as atividades serão abertas ao público a partir de sexta-feira (8), com entrada gratuita. 

Exposição France eMotion

A exposição France eMotion conta com curadoria da crítica de arte Muriel Enjalran e apresenta 35 obras. Quatro fotógrafos internacionais, o beninense Ishola Akpo, o brasileiro Edu Monteiro, o americano David Schalliol e a espanhola Lourdes Segade, percorreram, com a câmera na mão, uma parte do território da França.

Durante as viagens realizadas, os artistas apresentaram olhares singulares sobre a diversidade do patrimônio francês. Em sua companhia, o espectador passeia pelos caminhos que circundam fortificações, parques de castelos, atravessam museus e locais de exposição mais contemporâneos, admiram as ogivas das abadias e os arcos das pontes.

France eMotion também traz interatividade entre as obras e o visitante. Uma animação em realidade aumentada, proposta por Julie Stephen Chheng e Thomas Pons, se sobrepõe à exposição para trazer uma dimensão lúdica e poética. Um personagem virtual circula pelas fotos e se transforma. O trabalho dos fotógrafos encontra-se com um projeto gráfico, misturando espaços reais e imaginários e criando um diálogo entre dois modos de expressão a fim de descobrir melhor os lugares visitados.

O público também pode se aprofundar sobre os lugares registrados e as fotos a partir do aplicativo de mesmo nome da exposição. Cada produção conta com um QR Code que oferece mais detalhes sobre os registros e os fotógrafos. A exposição fica disponível de 8 de novembro a 8 de dezembro.

Mostra de Realidade Virtual

A partir do dia 8 de novembro, a Aliança Francesa, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, também realiza a Mostra de Realidade Virtual na Galeria do Acervo no Palácio das Artes. O público poderá conferir dois filmes franceses de realidade virtual, Accused #2: Walter Sisulu (2018-2019) e Notre-Dame de Paris (2019), desenvolvidos por líderes em inovação audiovisual na França. A mostra integra a programação do Novembro Digital.

O curta de três minutos Notre-Dame de Paris (2019) integra a série Paris, Nos Bastidores: Uma Caminhada na Realidade Virtual e foi dirigido por Raphaël Beaugrand. Ele faz uma mergulho em 360° no coração de uma Paris cheia de arte e história, com a possibilidade de descobrir o lado oculto de monumentos excepcionais. Apenas alguns meses antes do terrível incêndio de Notre-Dame (abril de 2019), a equipe teve a chance de filmar a icônica Catedral. O vídeo permite explorar e redescobrir, de todos os ângulos, seu interior como era antes das chamas.

Já Accused #2: Walter Sisulu (2018-2019), dos diretores Nicolas Champeaux e Gilles Porte, tem cerca de 15 minutos de duração e traz trechos do julgamento do ativista sul-africano Walter Sisulu. Utilizando recursos de animação e áudio da audiência de Rivonia (1963-1964), ocasião em que o mundo conheceu Susulo, o filme permite reviver o momento em que Sisulo encarou um promotor racista e o espectador descobre o testemunho de uma pessoa excepcional em um momento-chave da história do século XX. A exposição fica disponível de 8 a 20 de novembro.

Tags:
  • França
  • exposição
  • mostra
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.