FecharX

Exposição fotográfica Op. VT - Vicente de Mello

dotART Galeria

Exposição fotográfica Op. VT - Vicente de Mello

  • Gratuito

Data

26/10 até 30/11

Sab | 09:00 - 13:00

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex | 09:00 - 19:00


Créditos da imagem: Reprodução / Vicente de Mello

A fotografia vai além da arte de registrar um momento. Traz o olhar do artista, um recorte da realidade e técnicas específicas. A partir do dia 26 de outubro, o público da capital mineira vai ter a oportunidade de conferir uma exposição fotográfica de Vicente de Mello, na dotART galeria. Intitulada Op. VT, a mostra apresenta fotos com efeitos de revelação que distorcem a realidade. A entrada é gratuita.

A exibição é a junção de duas séries do artista: Vermelhos Telúrios e Opere, em um total de sete obras. Ambas trazem um registro documental que foi transformado, por meio de técnicas laboratoriais, de modo a alterar a interpretação.

Em determinadas composições foram feitas: solarização, em outras inversão e ação monocromática. Na ocasião da inauguração, haverá visita guiada com o fotógrafo e também o lançamento do livro-caixa Cinematógrafo.

Livro-Caixa Cinematógrafo 

Além da exposição, o público poderá ver e adquirir um livro-caixa com obras do autor. Trata-se do Cinematógrafo, uma caixa que funciona como instalação para decoração. Ao todo são 12 fotografias da série Herbário que podem ser trocadas de acordo com o gosto de cada um. As imagens foram registradas ao longo dos anos, desde 2000, com uma Rolleiflex e o artista fez um processo de solarização em cada uma delas.

Vicente de Mello

Fotógrafo, curador e ensaísta. Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá e especializou-se em História da Arte e Arquitetura no Brasil, pela PUC Rio de Janeiro. Trabalhou no Departamento de Fotografia do MAM - RJ, de 1989 a 1998.

Tem sua pesquisa fotográfica desde 1992, com a criação de séries que tratam da condição da imagem como narrativa da própria história da fotografia e do cinema; o universo pictórico é fruto de suas próprias referências. Entre suas curadorias destacam-se: Fotograma Invisível, na Galeria Antonio Berni, RJ(2002); Indelével, Villa Aymores, RJ (2016); Magic Square, individual da artista Anastácia Hatziefstratiou, Atelier Fidalga, SP (2019).

Tags:
  • exposição
  • foto
  • fotografia
  • bh
  • Vicente de Mello
  • Exposição fotográfica Op. VT - Vicente de Mello
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.