FecharX

Exposição Cristais do Tempo

  • Gratuito

Data

08/12/20 até 14/03

Sab, Dom | 13:00 - 17:00

Qui, Sex | 16:00 - 20:00


Créditos da imagem: Lucas D' Ambrósio/ Divulgação

O público acaba de ganhar uma boa notícia para o fim de ano já que o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal retoma as atividades presenciais com uma ação muito especial: a inauguração da exposição CoMciência - Cristais do Tempo. Desta vez a ocupação dos espaços expositivos do MM Gerdau com arte, ciência e tecnologia teve como tema proposto aos artistas Cristais do tempo: emergências nas fissuras do presente. A definição de um futuro a partir de um presente demasiadamente complexo nos leva a refletir que é necessário pensar um tempo mais propositivo, reconstruindo nossa proposta de humanidade e coletividade, sendo a arte e a tecnologia meios legítimos para isso.

Para isso, os curadores do edital Tadeus Mucelli e Alexandre Milagres selecionaram 09 obras inscritas no Edital, que inspiram e refletem o momento que vivemos, modificam nossa relação com o tempo presente, mudam nossa percepção com os outros, com o planeta, com o visível e o invisível, e, sobretudo, com as memórias que construímos e compartilhamos. A exposição é o resultado de um projeto que recebeu 269 inscritos dos 06 continentes do mundo, sendo 20% de inscrições estrangeiras e 75% de propostas inéditas.

A mostra materializa a proposta do edital de fomentar um debate ao apresentar obras criadas e pensadas a partir do convite e da provocação artística de se construir questionamentos e reflexões para mudarmos o mundo em que estamos vivendo, para que seja possível viver um futuro distinto. A iniciativa conquistou um crescimento representativo em relação a primeira edição, realizada em 2019, chegando a receber inscrições de 28 países, além de projetos de artistas de 17 estados das 5 regiões brasileiras.

Dentre todos os trabalhos selecionados, 03 deles ocuparão presencialmente o espaço expositivo do museu, de forma interativa: Reflexion: In Sync / Out of Sync, da colombiana Claudia Robles-Angel; Vegetal Reality Shelter (VRS), do brasileiro Guto Nóbrega; e Emancipacíon Microbiana, da mexicana Maro Pebo.

no espaço virtual, o público poderá visitar mais 06 obras que integram a exposição, sendo três delas de artistas brasileiros: Estrelas no Deserto, de Felipe Carrelli;  obs-cu-ra, de Bruno Alencastro; e O Ceú na Terra, de Luciana Ohira e Sérgio Bonilha – além de outras três de artistas internacionais: Untangling Noises of Matter, do holandês Louise Braddock Clarke; Silver Tree: the sounds of wind through the crystalline forest, Saturn’s Breath e Think Like a Mountain, da australiana Penelope Cain; e The universe according to Dan Buckley, do canadense Roberto Santiaguida.

A exposição CoMciência - Cristais do Tempo pode ser conferida, até o dia 14 de março de 2021, às quintas e sextas, das 16h às 20h; e nos sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Para conferir o explicativo de cada obra e a programação completa, acesso o site oficial do evento.

Tags:
  • sou bh
  • belo horizonte
  • Cristais do Tempo
  • mm gerdau
  • Comciência
  • arte
  • ciência
  • tecnologia
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.