FecharX

Caravana Modernista

  • Gratuito

Data

13/11 até 16/12

Seg, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 10:00 - 22:00


Créditos da imagem: Ruy Teixeira

Em 1924, após passarem o carnaval no Rio de Janeiro, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral e outros três amigos optaram por prolongar a viagem e assistir as celebrações da Semana Santa em Minas Gerais. Mas, de um simples percurso pelo interior do país, o passeio histórico ganhou tanta importância que se tornou uma verdadeira expedição pela busca de uma identidade nacional e pela valorização do Barroco e do legado de Aleijadinho.

Inspirada pelo episódio, conhecido como Viagem da Descoberta do Brasil, a equipe da CASACOR Minas empreendeu a Caravana Modernista, uma jornada de Belo Horizonte a Cataguases, que permitiu uma viagem no tempo, revisitando aspectos artístico-culturais ligados à produção do período modernista no Brasil. Com entrada gratuita, a exposição fica aberta ao público de 13 de novembro a 16 de dezembro, no CCBB.

O acervo

Viajar no tempo para revisitar aspectos artístico-culturais ligados à produção do período modernista do Brasil. Esse é o objetivo da Caravana Modernista. A ideia nasceu quando o idealizador da proposta traçou uma linha do tempo a partir do momento em que soube que a CASACOR Minas de 2019 seria realizada no Palácio das Mangabeiras.

Foram três visitas durante o processo de pesquisa e a caravana contabilizou quatro dias de visita a Cataguases, o projeto reuniu uma série de materiais históricos importantes como os primeiros croquis do mestre Joaquim Tenreiro como projetista autoral de mobiliário brasileiro.

Registros das obras de Oscar Niemeyer, fotografias da residência com os herdeiros de Francisco Inácio Peixoto, que abriram as portas para a equipe da CASACOR Minas, assim como a primeira câmera utilizada pelo cineasta Humberto Mauro para filmar um longa no Brasil, que também aconteceu na cidade de Cataguases, estão nos registros da Caravana Modernista.

A exposição ainda apresenta uma série de trabalhos que contribuem para entendermos melhor o período modernista no Brasil e suas contribuições em Minas Gerais. 

Tags:
  • modernismo
  • exposição
  • bh
  • CASACORMINAS
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.