FecharX

Beleza em Movimento

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

16/08 até 04/11

Sab, Dom | 10:00 - 18:00

Ter, Qua, Qui, Sex | 10:00 - 21:00


Créditos da imagem: Studio Cerri

A Casa Fiat de Cultura apresenta ao público mineiro a exposição Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano Inédita. A mostra inédita é gratuita e reúne, até o dia 3 de novembro, mais de 100 peças entre obras de arte, automóveis, objetos, miniaturas e instalações multimídia.


Com curadoria de Peter Fassbender, head do Design Center LATAM da Fiat Chrysler Automobiles, e colaboração da arquiteta e historiadora italiana Maddalena D’Alfonso, a exposição aborda os contextos cultural e social da Itália no século XX, traçando diálogos entre arte e design. Entre os temas retratados estão o futurismo, a tecnologia, o cinema e o neorrealismo, o movimento e a beleza.

 

A exposição, que ocupa todos os espaços da Casa Fiat de Cultura, é construída a partir de cinco importantes escritórios de design de carros responsáveis por transformar a estética dos automóveis entre as décadas de 1910 e 1960: casas Bertone, Touring Superleggera, Pininfarina, GFG Style e Zagato.


No local, o público terá acesso a verdadeiras obras de arte sobre rodas que emocionam pelas formas perfeitamente esculpidas e que foram fundamentais para a evolução dos carros. A memória afetiva e a lembrança da infância também serão despertadas na sala de colecionismo, onde será possível apreciar miniaturas que revelam a evolução nas formas dos véículos a cada época.

 

O universo do design italiano também ganha espaço por meio de obras de arte e objetos. A escultura Formas Únicas de Continuidade no Espaço, de 1913, de Umberto Boccioni, e trabalhos dos artistas Emilio Vedova, Giulio Turcato, Pietro Consagra e Lucio Fontana, entre outros estão presentes no local.

Completam a mostra ambientes multimídias com passagens de importantes filmes produzidos entre os anos de 1940 e 1970; cenas memoráveis do automobilismo protagonizadas por ícones da Fórmula 1 como Alain Prost, Michael Schumacher, Nelson Piquet e Ayrton Senna; e exibição de projetos ousados que reforçam o desejo dos italianos em transformar o comum em algum em algo fantástico. 

A exposição está disponível de terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.

Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.