FecharX

Alfaiarte

Evento encerrado
  • Gratuito

Data

17/10 até 27/10

Seg, Ter, Qua, Qui, Sex, Sab, Dom | 09:00


Créditos da imagem: Hermam Alexander

Até o dia 27 de outubro, o Museu da Moda (MUMO) apresenta para o público mineiro a exposição Alfaiarte, que faz parte do Festival Internacional de Documentários de Moda e retrata a arte da alfaiataria.

A mostra, do alfaiate artista Blade, traz as várias etapas de criação de um terno com a exposição de sete peças em diferentes estágios do feitio, mostrando artisticamente estes afazeres até se chegar à peça final.

Blade tenta mostrar parte de sua rotina como alfaiate e como é seu o dia em cinco momentos, buscando provocar uma reflexão sobre o tempo, o ofício e sua vocação. “Criar uma peça exige que se esteja alheio à correria que o mundo se encontra. Fazer roupa é um trabalho exímio, tem um tempo certo. Quero passar o meu dia com satisfação porque hoje é tudo muito instantâneo. O que importa é ter paz, sossego e viver sem medo. Fazer o que alegra o coração. E só”, diz.

A exposição também conta com cinco produções audiovisuais que mostram as etapas de produção e como elas dependem do trabalho, da sensibilidade e da paixão de quem exerce essa função. O público ainda poderá experimentar as peças e simular a participação em um desfile que será filmado e projetado em tempo real.

O MUMO funciona de terça a sexta, das 9h às 21h, sábado e domingo, das 10h às 14h. A entrada é gratuita.

Blade

Criado numa família com tradição na alfaiataria e responsável pelos ternos que vestem a elite mineira, incluindo todos os governadores do Estado desde a década de 70, o artista conhece o ofício desde menino. Ele é filho do renomado alfaiate mineiro Hermano Augusto do Carmo (1933-2013), que criou o ateliê por onde circulam, até hoje, clientes que vão de políticos famosos aos maiores empresários do Estado.

Festival Internacional de Documentários de Moda

O Feed Dog nasceu em Barcelona em 2015 e chegou no Brasil pela primeira vez em 2017. O festival tem como objetivo principal revelar ao público os diversos elementos que compõem o universo da moda, fazendo uma marcação de como a moda é um importante valor cultural e forma de posicionamento universal.

Tags:
  • moda
  • arte
  • alfaiataria
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.