FecharX

Alegria nas Pernas e Onde a Coruja Dorme

Galeria de Arte BDMG Cultural

Alegria nas Pernas e Onde a Coruja Dorme

  • Gratuito

Data

29/11 até 19/01/20

Qui | 10:00 - 21:00

Seg, Ter, Qua, Sex, Sab, Dom | 10:00 - 18:00


Créditos da imagem: Froiid

No dia 29 de novembro, às 19h, o BDMG Cultural inaugura um novo ciclo de exposições no Mostras BDMG. Artistas mineiros ou residentes no estado, após seleção, são convidados para compor a programação que apresenta o que há de mais atual na produção de artes visuais de Minas, um recorte com diversas linguagens e temáticas.

 

Para abrir o ciclo, foram escolhidos os artistas Alexandre Junior e Froiid, que vão apresentar simultaneamente trabalhos com narrativas imagéticas, metáforas de futebol e questões da vida cotidiana: Alegria nas Pernas e Onde a Coruja Dorme, respectivamente. As obras poderão ser vistas até o dia 19 de janeiro, diariamente, inclusive sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Às quintas, horário estendido, das 10h às 21h. O acesso será gratuito.

  

Explorando uma das principais paixões do brasileiro, o futebol, Alexandre apresenta a cultura da bola por meio de uma estética gráfica que remete aos anos 80. Sem ressentimentos, o artista passa pelo inesquecível 7x1 da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil, e flerta com as questões estruturais de educação e saúde do país que ficaram ainda mais expostas durante esse período.

 

Enquanto isso, compartilhando o mesmo espaço da Galeria de Arte BDMG Cultural, Froiid apresenta esculturas de jogos de tabuleiro. São nove campos inéditos, apresentando formatos livres e mutáveis. “Trata-se de uma exposição onde o público pode jogar e criar suas próprias regras”, explica o artista.

 

Utilizando os “petelecos”, inspirados em jogos idealizados por artistas de vanguarda da metade do século XX, figuras geométricas pintadas em bases de madeira representam campos de futebol. Onde a Coruja Dorme ganha novas regras, ampliando as possibilidades do jogo.

  

Os artistas


Alexandre Junior

Natural de Contagem, Minas Gerais, Alexandre Junior faz mestrado em estudos de linguagem pelo Posling/Cefet-MG. Formado em desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG, o artista destaca em seu portfólio de exposições as individuais realizadas no Centro Cultural da UFMG, Galeria de Arte BDMG Cultural e Centro Cultural de Contagem. Seus trabalhos coletivos marcaram presença no Espaço 104, V Salão de Arte Itabirito Regional, Centro Cultural Escola de Design da UEMG, Museu Casa dos Contos em Ouro Preto, e no Centro de Convenções de Ubatuba, em São Paulo.

Froiid

Desde 2015, o artista plástico atua no Laboratório de Poéticas Fronteiriças, grupo de pesquisa de desenvolvimento e inovação que se propõe a problematizar as/nas fronteiras. Mestrando em artes, Froiid desenvolve trabalhos individuais e coletivos relacionando arte e cidade. Entre os temas, pirataria, território, cidade/urbano e joquificação. O artista é membro fundador e idealizador do Piolho Nababo e MAPA%.

Tags:
  • bh
  • cotidiano
  • futebol
  • exposição
  • Alegria nas Pernas e Onde a Coruja Dorme
Reportar erro
Encontrou algum erro? Informe para a gente.