Pontos Turísticos

Basílica de Nossa Senhora do Pilar
Foto: Site oficial

Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Avaliação

A primitiva Matriz do Pilar, construída entre 1700 e 1703 em taipa e madeira, é considerada o mais antigo templo de Vila Rica, hoje Ouro Preto, concluída por volta de 1710. Achando sua igreja pequena e arruinada, a comunidade decidiu por sua demolição e a edificação de um novo templo. A construção foi iniciada por volta de 1728. Quando a construção, começada pelo corpo do templo primitivo, atingiu a capela-mór, transladaram provisoriamente o Santíssimo Sacramento e imagens para a Capela do Rosário dos Pretos, só retornados em 1733, quando a obra estava praticamente concluída, na procissão conhecida como "Triunfo Eucarístico". Entre 1735 e 1737, foi realizada a decoração arquitetônica da nave. 

A capela-mór foi reconstruída em maiores proporções e decorada em 1714 e 1754. A Matriz apresenta trabalhos de Francisco Branco de Barros Barriga, Francisco Xavier de Brito (inaugurando em Minas o estilo caracterizado por "D. João V de Lisboa" ou "estilo Brito") e Antônio da Silva. Em 1º de dezembro de 2012 a Igreja foi elevada a Basílica.

Veja também

  • Reportar erro

    Atenção

    Confirme as informações antes de sair, pois os horários, preços e formas de pagamento podem ser alterados sem aviso prévio.