FecharX

Você separa o lixo corretamente?

Quanto mais consumimos, mais embalagens utilizamos, mais recursos naturais e matérias-primas demandamos e mais lixo produzimos e descartamos.



Créditos da imagem: ITTIGallery/Shutterstock
Main 184157 reciclar ittigallery
Redação Sou BH
28/08/18 às 18:42
Atualizado em 11/02/19 às 18:30

Todos somos responsáveis pelo lixo que produzimos. Quanto mais consumimos, mais embalagens utilizamos, mais recursos naturais e matérias-primas demandamos e mais lixo produzimos e descartamos. Mas será que esse descarte é feito da maneira correta? A resposta é não.

O Brasil está longe de ser exemplo de conscientização ambiental. Nosso cenário é de embalagens boiando nos rios, resíduos deixados nas praias, lixo obstruindo bueiros das grandes cidades, animais marinhos morrendo por causa do lixo e materiais com potencial para reciclagem sendo enviados para aterros sanitários junto com o lixo comum.

Não somos poucos. Só no Brasil somos 207,7 milhões de habitantes e, por dia, geramos 180 mil toneladas de lixo. Consumir de maneira sustentável é, portanto, um desafio para todos. Com o passar do tempo, os recursos naturais vão ficando cada vez mais escassos e os custos de produção cada vez mais altos. Ter consciência sobre os impactos das ações para o mundo e as gerações futuras ajuda na criação de mecanismos e atitudes, que, no dia a dia, irão refletir também na conscientização de outras pessoas.

Para que o impacto desse lixo seja o menor possível, pense em quais atitudes estão ao seu alcance. O descarte consciente e o envio dos materiais para a reciclagem é uma delas.

Por que reciclar?

O destino do material que não é reciclado são os aterros sanitários. Ao reciclar o lixo contribuímos, por exemplo, para a economia de recursos, redução de resíduos, geração de emprego e redução dos custos de matérias-primas industriais. Veja como você pode separar o lixo doméstico e dar o destino correto a ele.

SEPARAÇÃO

Separe o lixo seco (reciclável) do lixo úmido (orgânico e comum) utilizando latões diferentes. Caso disponha de espaço, utilize sacos de plástico para cada um dos materiais recicláveis: vidro, plástico, metal e papel. Evite amassar e rasgar os papeis que seguirão para reciclagem e lembre-se de esvaziar todas as embalagens.

LIMPEZA

De preferência, remova o excesso de sujeira do material. Isso evita mau cheiro nos pontos de reciclagem e a proliferação de insetos, que podem prejudicar a saúde dos trabalhadores. Limpe, por exemplo, o pote de iogurte com um papel usado ou água de reuso e seque a embalagem para que ela não molhe os papéis que serão reciclados.

REAPROVEITAMENTO

Ao separar o lixo orgânico é possível criar uma composteira e utilizar o adubo para nutrir a terra de uma horta caseira, por exemplo. Caso não tenha a intenção de utilizar o material em casa, há empresas e associações que fazem esse trabalho e retornam os materiais em forma de adubo.

RECICLAGEM

Após separar o material, informe-se sobre a coleta seletiva na sua região. Caso ela não seja realizada pela prefeitura, procure postos de entrega voluntária ou cooperativas. Caso prefira, use ferramentas de busca como o eCycle.

REDUZA O VOLUME

Opte por alimentos que são armazenados em embalagens biodegradáveis ou compre produtos que utilizam pouca embalagem. Outra dica é levar uma ecobag (sacola reutilizável) para as compras do supermercado e feiras livre.

LIXO ESPECIAL

Informe-se sobre os postos de reciclagem especializados em receber óleo de cozinha, latas de aerossol, eletrônicos, baterias, pilhas, fios, lâmpadas e eletrodomésticos. Há empresas e ONGs que recebem óleo para a fabricação de sabão, por exemplo. Remédios não devem ser jogados no vaso sanitário ou no lixo comum, pois podem prejudicar animais ou contaminar o solo e a água. O descarte deve ser feito em farmácias ou postos de saúde. Já as sobras de tecidos ou de roupas podem ser enviadas para empresas ou instituições de reaproveitamento têxtil.

Ciclo do descarte correto dos resíduos

Veja o que acontece com o descarte incorreto dos resíduos

- O lixo, incluindo material orgânico, comum e reciclado, é recolhido pelo caminhão da prefeitura e levado para uma estação de armazenamento temporário;
- O lixo sai da estação e é enviado para o aterro sanitário;
- No aterro, o lixo orgânico é compactado junto com plástico, vidro, metal e papel, materiais que poderiam ter sido enviados para a reciclagem.

Tempo de decomposição dos materiais


Fontes: Instituto Akatu; eCycle e Movimento Separe. Não Pare.

Por Portal Unimed