FecharX

UFMG recruta voluntários para testar novo sistema de análise de caminhada

Os interessados têm que ser maiores de 18 anos. Saiba mais



Créditos da imagem: click images/shutterstock.com
Main 2b7e33db6ce32f6ae580555ed86dff34
Foto dos pés de uma pessoa fazendo caminhada
Jordânia Andrade *
17/02/19 às 19:13
Atualizado em 28/02/19 às 18:53

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está selecionando voluntários para uma série de testes de um novo dispositivo de análise de caminhada. A equipe de pesquisadores do Laboratório de Bioengenharia da UFMG busca pessoas que queiram colaborar na pesquisa, que vai validar o uso da nova ferramenta. 

O novo projeto tem o intuito de medir os espaços temporais da marcha levando em conta parâmetros como comprimento do passo, da passada, a velocidade, cadência, tempo de ciclo, entre outros. Para os testes, os participantes vão caminhar em cima de uma plataforma, que vai avaliar a dinâmica da pisada de cada voluntário. 

A ferramenta

Profissionais da engenharia projetaram um equipamento portátil, de baixo custo e fácil manuseio. O objeto tem capacidade de gerar imagens da pegada e medir o comprimento do passo e a velocidade. A nova tecnologia foi idealizada pelo Professor Marcos Pinotti Barbosa que faleceu em janeiro de 2016, e vem sendo desenvolvida  desde então no Laboratório de Bioengenharia/Departamento de engenharia Mecânica da  UFMG,  pela engenharia mecânica Wellingtânia Domingos Dias e uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da engenharia e da saúde.

Esse tipo de avaliação contribui tanto na reabilitação fisioterápica, quanto na prevenção de alterações na caminhada, que podem, por exemplo, provocar quedas em idosos.

Os interessados devem ter acima de 18 anos e apresentar padrão normal de caminhada. As inscrições podem ser feitas pela internet, ou pelo telefone (31) 99585-0169.