FecharX

História de maratonista inspira campanha de promoção de hábitos de vida saudáveis

A superação de Emiliana Fonseca, que correu a Volta da Pampulha após um câncer, está motivando outras pessoas a cuidar da saúde



Créditos da imagem: Nitro
Main 120205 emiliana
Redação Sou BH
21/12/18 às 17:09
Atualizado em 11/02/19 às 18:19

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

‘Em 2019, dê o primeiro passo.’ Esse é o incentivo da Emiliana Fonseca, 37 anos, gerente de projetos, maratonista e, agora, curada de um câncer no intestino. A história de superação dela inspirou outras pessoas não só a lidar com a doença, mas também a valorizar mais a vida e dar a volta por cima.

Emiliana é a protagonista de uma campanha lançada neste mês pela Unimed-BH. A ‘Aonde Você Quer Chegar’ tem o propósito de levar as pessoas a uma reflexão sobre mudanças de hábitos. O hotsite conta a experiência vivida pela maratonista, desde que descobriu o tumor, em janeiro, até a linha de chegada da 20ª Volta Internacional da Pampulha, no início deste mês.

“A doença foi um baque, especialmente para mim, que levava um estilo de vida saudável, mas acabei tendo um tumor hereditário”, conta. Para passar pelo tratamento, ela contou com o apoio da família. “Meu marido me ajudou muito, e até minha mãe, que estava doente, tirou forças de onde não tinha. Depois da cirurgia de retirada, fiquei uma semana no hospital e foi bem difícil. Pensava em coisas ruins, mas sabia que precisava ir em frente.”

Em junho, quando já estava melhor, Emiliana decidiu voltar a correr, e em grande estilo: na principal competição da modalidade em BH. Formou um grupo de corrida, o De Volta na Volta, e conseguiu motivar outras pessoas. “No final, todos nós nos ajudamos. Corremos, e foi lindo”, disse.

A história de superação ‘correu a cidade’ e a relações públicas foi convidada pela Unimed-BH para contar sua história e a despertar esse espírito de coragem na população. Curada, apesar de ainda precisar de acompanhamento médico, ela aumentou os cuidados com a saúde e a qualidade de vida, cortando açúcar, alimentos refinados e reduzindo o consumo de produtos industrializados e processados. “Me sinto bem melhor e disposta com meus novos hábitos. Estou de volta à vida, às oportunidades, aos recomeços.”

No hotsite oficial da campanha é possível ler e compartilhar outras histórias de superação. No site do movimento Mude 1 Hábito, você pode seguir um programa de informação e dicas para se cuidar melhor, com sugestões de exercícios físicos, receitas, entre outros.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante