FecharX

Atividade física na terceira idade contribui para uma vida saudável

Os benefícios dos exercícios são muitos, para todas as idades. Conheça alguns e veja como praticar com segurança



Créditos da imagem: Halfpoint/Shutterstock.com
Main 201119 terceira idade shutterstock por halfpoint
Redação Sou BH
05/11/18 às 20:12
Atualizado em 11/02/19 às 18:22

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

O brasileiro está vivendo mais. A expectativa de vida no Brasil chegou a 76 anos, de acordo com a projeção de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O maior desafio das gerações atuais é alcançar a longevidade com qualidade de vida, afinal, para viver muito é preciso viver bem! Uma série de hábitos positivos pode colaborar para uma terceira idade saudável, e um deles é a prática regular de atividades físicas.

Movimentar o corpo pode auxiliar na prevenção e no tratamento de males como a depressão, diabetes, osteoporose e doenças cardíacas. Na terceira idade, em especial, quando a mobilidade e a força muscular ficam comprometidas, praticar exercícios ajuda a melhorar a resistência física e a disposição para atividades do dia a dia, além de gerar mais confiança e independência.

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) recomenda que a iniciativa esteja na rotina de pessoas de qualquer idade. Vale lembrar que os benefícios não são apenas físicos, mas também psicológicos e sociais.

Veja os principais benefícios das atividades físicas na terceira idade:

Melhora do condicionamento físico e disposição

Melhora da qualidade do sono

Diminui ansiedade e do estresse

Amplia o contato social

Controla o peso

Melhora a mobilidade e o equilíbrio

Melhora o controle da pressão arterial

Preserva os ossos e as articulações

Melhora os quadros de dor em geral

Promove a independência e a autonomia

Modalidades mais recomendadas

A orientação de um médico é indicada antes do início de qualquer esporte, direcionando para uma prática mais segura e eficaz, de acordo com as aptidões de cada idoso.

Caminhada

Descrita por muitos como o exercício perfeito pela facilidade de executar e seus benefícios, a caminhada ajuda a prevenir problemas como a obesidade, fortalece ossos e articulações, melhora a circulação sanguínea, a capacidade cardíaca e a pressão arterial. A SBGG recomenda a caminhada (a passos rápidos) entre 30 minutos e uma hora por dia.

Atividades aquáticas

Exercícios físicos na água, como natação e hidroginástica, realizados com a orientação de um profissional, propiciam o fortalecimento dos músculos e melhoram a saúde cardiovascular e respiratória. Têm como vantagem o impacto reduzido pela água e podem diminuir o estresse nas articulações.

Dança

Além de prazerosa, a dança permite a movimentação de vários grupos musculares e propicia benefícios na agilidade, coordenação motora e equilíbrio. Também pode estimular o convívio social, promovendo a interação com outras pessoas, o que se reflete na autoestima do idoso. Vale ir em festas, bailes, aulas de dança ou até dançar em casa mesmo!

Alongamento

O alongamento também aparece como opção simples e eficaz para melhorar a capacidade funcional e a qualidade de vida dos idosos. Uma vertente é o pilates, método que já conquistou a terceira idade, por trabalhar o corpo com movimentos desse tipo. A atividade contribui para a flexibilidade, o equilíbrio e o fortalecimento da musculatura. Pode ser feito em estúdios específicos e alguns exercícios podem ser realizados em casa, sob a supervisão de um profissional capacitado.

Musculação

Associar exercícios aeróbicos com exercícios resistidos (musculação) também é positivo para a saúde. A musculação ajudar a aumentar a força e o desempenho físico geral. Como consequência, previne o avanço de limitações funcionais e contribui para o alívio de dores crônicas, como a artrite. O treino ideal para cada indivíduo se exercitar com segurança, adaptado às suas possíveis limitações, pode ser desenvolvido e acompanhado por um profissional de educação física.

Texto: Jailde Barreto | Thaís Guimarães / Design: Alex Mendes

Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante