FecharX

Aprenda a congelar legumes e verduras corretamente

Saiba detalhes do procedimento que garante durabilidade e preserva o sabor e valor nutritivo dos alimentos



Créditos da imagem: Bravissimos/Shutterstock.com
Main 132427 congelar alimentos por bravissimos
Redação Sou BH
28/12/18 às 13:36
Atualizado em 11/02/19 às 18:18

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

Seja para facilitar o preparo das refeições da semana ou para evitar o desperdício de itens perecíveis, congelar alimentos é um recurso muito utilizado em casa. Mas alguns produtos precisam de cuidados especiais para serem preservados com segurança. É o caso dos legumes e verduras.

Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Mas há exceções: os vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião. O ideal é utilizar verduras e legumes congelados em preparações cozidas ou assadas.

Organize e prepare os alimentos

Separe os legumes e verduras que deseja congelar, priorizando os mais frescos e em boa qualidade. Lave bem os itens selecionados e descasque, corte ou retire talos e partes estragadas, de acordo com as características de cada um.

Faça o branqueamento

O chamado branqueamento ou escaldamento impede a ação das enzimas que atuam sobre as verduras e os legumes, prolongando a vida útil. Mergulhe o alimento numa panela com água fervente por cerca de dois minutos (pode ser necessário mais tempo para os mais rígidos). Depois, retire e leve-os imediatamente para uma tigela com água fria ou passe em água corrente. Seque em seguida, para evitar que acumule água durante o congelamento.

Armazene corretamente

Os itens devem ser embalados em recipientes de vidro ou plástico com tampa, ou então em sacos plásticos próprios para levar ao congelador, hermeticamente fechados. Lembre-se de retirar todo o ar possível das embalagens plásticas ao fechar. Em geral, legumes e verduras podem ser mantidos congelados por até seis meses.

Descongelamento

Muitas hortaliças dispensam o descongelamento prévio, e podem ir diretamente para a panela no cozimento. Se você pretende utilizá-las num prato frio, passe para a geladeira um dia antes do uso.

Dicas

·  Separe os alimentos em pequenas porções para consumi-los integralmente e não precisar recongelar.

·  Use uma etiqueta informando a data em que o produto foi congelado, e procure consumir antes aqueles com data mais antiga.

·  Não deixe o congelador tão cheio, pois o ar gelado precisa circular entre os produtos armazenados.

·  Mantenha o congelador bem regulado, limpo e em boas condições de funcionamento.

Texto: Thaís Guimarães de Lima / Design: Alex Mendes
Fonte: Academia Americana de Nutrição e Dietética, Associação Brasileira de Nutrição, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Embrapa

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante