FecharX

Sete parques em BH dos quais você nunca ouviu falar perfeitos pra quebrar a rotina e reunir a família

Confira uma lista com parques de BH que preservam a natureza e mais próximos de você do que imagina


Créditos da imagem:
Main 202926 parques
Redação Sou BH
24/04/18 às 17:29
Atualizado em 01/02 às 17:31

Ar fresco, grama verde, árvores por todos os lados e um clima ótimo para passear e sair da rotina. Pensando assim, até parece uma cena de filme da Sessão da Tarde, mas essa é uma realidade que pode ser facilmente desfrutada pelos moradores de BH nos diversos parques municipais da cidade.

Ao todo, Belo Horizonte conta com 75 parques ecológicos, espalhados por todas as regiões. Além de proporcionar contato com a natureza, eles são locais ideias para praticar atividade física, reunir a família e os amigos, aproveitar a paisagem e aliviar o estresse. E o melhor é que vários deles estão mais perto de casa do que você imagina. Então, que tal aproveitar essa lista com 9 parques que o SouBH e a Claro prepararam para conhecer os parques da cidade? Vem com a gente!

1 - Parque Ecológico Primeiro de Maio

Localizado no bairro Primeiro de Maio, na região Norte da capital, tem uma área de aproximadamente 33,7 mil m². O espaço é resultado da transformação, realizada há 9 anos, de um terreno baldio com esgoto a céu aberto em um espaço para preservação ecológica e lazer.

O espaço conta com quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica, playground, mesa de jogos, banheiros, além de uma pista de caminhada. A flora e fauna são bem diversificadas, com nascentes e cerca de 30 espécies de árvores em toda a área; entre os bichos, tem tartarugas, micos, pica-pau e outros.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h.

Divulgação/Fundação de Parques Municipais

2 - Parque Municipal Jacques Cousteau

Localizado no bairro Betânia, região Oeste, tem uma área de aproximadamente 335 mil m². O espaço funcionou como depósito de lixo da cidade e depois para a produção de mudas e plantas ornamentais. O parque foi implantado há 18 anos, composto por playground, bebedouro, banheiros, pista de caminhada e espaço de convivência.

Além disso, possui nascentes e uma linda cobertura vegetal, árvores ornamentais e frutíferas, como jabuticabeiras e bananeiras. Para quem gosta de observar os animais, anfíbios, aves, répteis, mico-estrela, sabiás e outros habitam o parque.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h.


Divulgação/Fundação de Parques Municipais

3 - Parque Municipal Cássia Eller

Localizado no bairro Paquetá, região da Pampulha, tem uma área de aproximadamente 
28 mil m². O espaço existe há 17 anos e foi implantado por meio de compensação ambiental. Além disso, o nome é em homenagem à cantora que morou por um tempo na capital durante a infância. No parque, o visitante encontra pista de caminhada, playground, mesa de jogos, equipamentos de ginástica e quadra esportiva. A fauna é composta por diversas aves, como tico-tico e rolinhas.

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 18h.


Divulgação/Fundação de Parques Municipais

4 - Parque Ecológico Roberto Burle Marx (Parque das Águas)

Mais conhecido como Parque das Águas, inserido no complexo ecológico da Serra do Rola-Moça, na região do Barreiro, tem uma área de aproximadamente 175 mil m². O parque, que foi inaugurado há mais de 20 anos, é composto por campo de futebol, quadra poliesportiva, pista de caminhada, academia da cidade, playground, espaço de convivência, Centro de Apoio Comunitário e Centro de Educação Ambiental.

Além disso, apresenta um pequeno lago e diversas nascentes que formam o Córrego do Clemente, um dos afluentes do Ribeirão Arrudas. A vegetação é composta por espécies do Cerrado e da Mata Ciliar 
como copaíbas e ingás. Já na fauna, podem ser vistos tamanduás, esquilos e principalmente aves, tucanos, saracuras, dentre outros. 

Horário de funcionamento
: Diariamente, das 7h às 18 h.



Divulgação/Fundação de Parques Municipais

5- Parque Nossa Senhora da Piedade

Comentários