FecharX

Uso de celulares e fones de ouvido será proibido em salas de aula, igreja e cinema

Um projeto que prevê a ampliação da restrição foi aprovado hoje em plenário da ALMG



Créditos da imagem: Divulgação/Agência Brasil
Main 214836 salaa
Redação Sou BH
14/12/17 às 21:48
Atualizado em 01/02/19 às 19:15

O uso de celulares, fones de ouvidos e outros aparelhos semelhantes estão proibidos em salas de aula do sistema público de ensino de Minas Gerais. Um projeto de lei que prevê a expansão da restrição foi aprovado nesta quinta-feira (14), em segundo turno, pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Com isso, o texto se tornará lei após sanção do governador Fernando Pimentel (PT).

Os celulares e outros aparelhos ("
walkmans”, “diskman”, iPods, MP3,  MP4, fones de ouvido ou “blue tooth”, “game  boy”,  agendas eletrônicas e máquinas fotográficas) estão banidos, além de salas de aulas, de bibliotecas e outros ambientes de estudo, assim como teatros, cinema e igrejas. 

"Há relatos de educadores que é muito comum  crianças e  adolescentes usarem os aparelhos em todos os lugares:  sala  de aula e biblioteca, onde o silêncio e a atenção são necessários, e muitos  alunos não conseguem deixar os “games” desligados, tamanho é o apego e a atenção dispensada para o aparelho", afirma o deputado estadual Gilberto Abramo (PRB), autor do projeto, na justificativa do texto

A única exceção para o uso desses aparelhos é em atividades com fins pedagógicos. O 
Projeto de Lei (PL) 770/15 amplia a Lei 14.486, de 2002, que já disciplinava o uso de celulares e outros equipamentos.