FecharX

UFMG divulga orientações para a segunda etapa do vestibular

<p>Dicas podem ser conferidas no site da instituição</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 18:56

Começa neste domingo (13) a segunda etapa do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e os candidatos já podem consultar as orientações para o dia da prova no site da instituição.

A instituição orienta aos candidatos a chegarem ao local das provas com no mínimo 30 minutos de antecedência, portando o comprovante definitivo de inscrição e um documento de identidade, itens indispensáveis para a realização dos exames. Os vestibulandos devem levar lápis, caneta preta ou azul e borracha.

De acordo com a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), cerca de 18 mil candidatos deverão concorrer a 6.670 vagas. Ainda segundo o órgão, os candidatos que forem flagrados com objetos como relógio, celular, calculadora, ou qualquer aparelho eletrônico, mesmo que desligados, poderão ter a prova anulada, ou até mesmo eliminados do processo seletivo.

Confira algumas dicas para se dar bem na prova

- Durma bem na noite anterior à prova
Uma noite de descanso tranquila é fundamental para que o rendimento na prova seja o melhor possível. Evite baladas e muita agitação na noite anterior ao vestibular.

- Alimente-se bem antes, durante e depois do exame
Uma alimentação ruim no dia anterior da prova pode ser prejudicial. Opte por frutas e alimentos ricos em carboidratos e fibras (esses dão energia e são de fácil digestão), além de lanches leves, como sanduiches de peito de peru e queijo. Uma outra alternativa pode ser pratos tradicionais, como salada, arroz, feijão e carne magra ? sempre em quantidades reduzidas, para não pesar no estômago. Um outro conselho é alimentar-se até, no máximo, duas horas antes das provas. Aquela moleza que surge durante o almoço pode resolver ficar por perto também no momento do exame. Durante o exame, é recomendada a ingestão de alimentos rápidos e práticos, como por exemplo, barrinhas de cereais e frutas. Claro que não pode se esquecer da hidratação, portanto, sempre esteja acompanhado de uma garrafa d´água.

- Não leve objetos que você não poderá usar durante a prova
Celulares, relógios, smartphones e tablets são vetados durante a prova. Para evitar transtornos, a melhor opção é deixa-los em casa.

- Mentalize um bom desempenho
Acreditar na sua capacidade e manter a tranquilidade durante a prova é tão importante quanto ter estudado.

- Não perca tempo em questões que você definitivamente não sabe
Quando estiver fazendo a prova, se não souber alguma questão, pule. Não perca tempo pensando e vá fazendo o que você sabe. Quando acabar de responder todas as questões que você tem conhecimento, releia as que você não fez.