FecharX

Silvia Pfeifer estrela espetáculo ?Callas? em BH

<p>Atriz conversou com o Sou BH sobre a experiência de viver um ícone do Século XX</p>



Créditos da imagem:
Main 2 2304 callas silvia pfeifer espetaculo entrevista
Redação Sou BH
12/08/14 às 16:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

?Que história incrível!? Esta é a frase que Silvia Pfeifer quer ouvir ao final do espetáculo ?Callas?, em cartaz no Teatro Bradesco, dias 26 e 27 de abril. A história da diva das óperas, Maria Callas, em um documentário teatral, dirigido por Marília Pêra, que reviveu a personagem, em ?Master Class? (1996).

Antes mesmo de ler o texto, Silvia não hesitou em dizer sim ao trabalho. ?Estava decidida a voltar aos palcos; sob direção de Marília e interpretando Maria Callas, então, não tinha como não ser bom?, afirmou ela, dizendo-se agradecida pela oportunidade de receber orientações de uma estrela completa, ?única, conhecedora do encenar em sua concepção total. Sabia que seria um momento de muito aprendizado, já que ela mesma interpretou tão bem o papel e, de fato, me deu muita coisa de presente?.

Entre o tempo de leitura e o primeiro ensaio aberto, foram apenas 60 dias, aproveitados ao máximo pela atriz, que pesquisou a história da famosa cantora lírica, em livros, DVDs, internet, entrevistas, documentários e outros materiais. ?Assisti a todas as óperas, concertos, tentando conhecer, absorver o universo do canto lírico. Treinei algumas frases com um professor de canto, a pedido de Marília, para usá-las, sempre que possível, em minhas falas?.

Além da belíssima produção, o público de BH vai se emocionar com a história da chamada imperatriz do Bel Canto. ?É uma honra poder apresentar mais que uma peça, é um documentário vivo, com participações em vídeo de pessoas conhecidas da Callas, como Marlene Dietrich e Jacqueline Kennedy. Espero que o público conheça um pouco de seu legado à História da Ópera?, finaliza a atriz, que, em cena, vestirá réplicas do figurino de conhecidas peças como ?Tosca?, ?Anna Bolena? e ?La Traviata?.

Sinopse
Paris, 15 de setembro de 1977, um dia antes do falecimento, Maria Callas vai ao encontro do jornalista e amigo John Adams para ajudar na organização da abertura de uma exposição sobre sua vida e carreira. Entre figurinos, joias, quadros, discos e imagens, a cantora lembra da sua trajetória gloriosa no mundo lírico e, aos poucos, vai se desarmando, tira a máscara e mostra o abismo que sempre existiu entre a diva do palco e a mulher do dia a dia. Fala da carreira de sucesso, do fim do casamento, do conturbado relacionamento com Aristóteles Onassis, da morte do filho, entre outros assuntos que surgem no decorrer do encontro.

Silvia Pfeifer empresta sua autoridade e beleza para interpretar Maria Callas e Cássio Reis dá vida ao jornalista, amigo e admirador John Adams. Os figurinos são de Sonia Soares, a trilha de Paulo Arguelles, projeções de Paola Soares, luz de Paulo Cesar Medeiros e cenário de Rafael Guedes. Direção, Marília Pêra.

Veja mais na agenda do Sou BH.