FecharX

Servidores fazem protesto na região Central de BH por pagamento de 13º salário

Na última semana, o Governo de Minas anunciou que pagará a gratificação em 4 parcelas



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
27/12/17 às 13:55
Atualizado em 01/02/19 às 19:17


Jéssica Souza/Divulgação

Centenas de trabalhadores realizaram uma manifestação pela região Central de Belo Horizonte na manhã desta quarta-feira (27). Os manifestantes se encontraram em frente ao Palácio da Liberdade, e saíram em passeata em direção à Praça Sete, onde encerraram o movimento. O objetivo é reivindicar o pagamento do
13º salário ainda em dezembro, já que o Governo de Minas anunciou que pagará a gratificação em quatro parcelas, iniciando em janeiro e terminando apenas em abril.

"É inadmissível essa postura do governo, de dar tratamento diferenciado para algumas categorias em detrimento de outras. O 13º Salário é um direito e no caso da educação beneficia muitos servidores que ganham menos de um salário mínimo bruto", lembra a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), Beatriz Cerqueira. A dirigente se refere ao fato do governo ter decidido quitar, em apenas duas parcelas pagas em janeiro, a gratificação para os trabalhadores de segurança e saúde.

Segundo o Sind-UTE/MG, é a primeira vez que um governo mineiro não faz nenhum pagamento do 13º no mês de dezembro. Participaram do movimento de hoje
, com paralisação de atividades, os trabalhadores e trabalhadoras administrativos, a exemplo, das Superintendências Regionais de Ensino em todo o estado, servidores/as do Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação e escolas que estão na fase de organizar as turmas para 2018. Em Belo Horizonte, as atividades terão ainda a participação de trabalhadores e trabalhadoras vindos de várias regiões do Estado.

O Sind-UTE/MG entrou com um Mandado de Segurança no Tribunal de Justiça, dia 18 de dezembro, para exigir que o Governo pague o pagamento do 13º salário. Até o momento, não houve decisão judicial. É a terceira paralisação do sindicato em dezembro, que já havia realizado outros atos nos dias 6 e 18 de dezembro.

Na última semana, o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, afirmou que o governo se esforçou para realizar o pagamento da gratificação. Conforme Cunha, “tudo o que podia ser feito para cortar gastos de custeio e de pessoal foi feito ao longo desses três anos, além de melhorar a eficiência arrecadatória do Estado”.