FecharX

Projeto de leitura de BH chega ao interior

<p>Na capital, 16 escolas estaduais participam do ?Ler é Viver?, que chega ao Norte de Minas</p>



Créditos da imagem:
Main 0805 leitura projeto
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:10

Iniciativa de sucesso nas escolas da rede estadual de ensino de Belo Horizonte, o projeto ?Ler é Viver? leva, este ano, a magia da leitura para as escolas de Montes Claros (MG). Com iniciativas voltadas ao incentivo à leitura, mais de 1.500 alunos de cinco escolas da rede estadual da cidade do Norte de Minas estão sendo beneficiados pela iniciativa.

O projeto tem início a cada semestre letivo, quando as escolas participantes recebem uma caixa contendo 50 livros de literatura infantil que podem ser levados para casa ou lidos em sala de aula. Os estudantes são estimulados a ler e a interpretar os livros, através de incentivos como as oficinas semanais de contação de histórias e a premiação semestral, que contempla alunos com melhor desempenho na interpretação dos livros lidos.

Após lerem e interpretarem o maior número de livros possível, os alunos que atingiram as metas da iniciativa são premiados em três categorias: bronze, para os alunos que leram de 08 a 24 livros; prata, para os estudantes que leram de 25 a 39 livros; e ouro, homenagem voltada a alunos que leram mais de 40 livros.

Em Belo Horizonte, ao todo, 16 escolas estaduais participam da iniciativa. O ?Ler é Viver? foi criado pelo Instituto Gil Nogueira, em 2007, com a proposta de incentivar o hábito pela leitura em um país que ainda apresenta um alto índice de analfabetismo funcional. Atualmente, mais de cinco mil alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental estão envolvidos no programa.

Fonte: Agência Minas