FecharX

Professor da UFMG recebe prêmio da Google

<p>Pesquisa irá monitorar conectividade e rotas preferenciais na internet</p>



Créditos da imagem:
Main 2204 professor ufmg google internet
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

Monitorar a malha de conectividade na internet, conhecer as rotas preferenciais e o modo como as empresas escolhem provedores para carregar seu tráfego de informações. Essa é a proposta do professor Ítalo Fernando Scotá Cunha, do Departamento de Ciência da Computação, que recebeu o Prêmio de Auxílio à Pesquisa Acadêmica da Google para desenvolver a pesquisa Inferring interdomain routing preferences.

?A Internet é um conjunto de redes. As que não têm conectividade global pagam as outras para transmitir seus dados a destinos distantes?, diz o pesquisador, que pretende estudar, nessa malha de conectividade, quais políticas e fatores definem os melhores caminhos, dentre todos os possíveis.

?Enviamos sondas de medição para sensoriar a rede, como ondas eletromagnéticas encaminhadas por equipamentos de tomografia, e extrair informações sobre as rotas utilizadas na Internet?, revela. Como exemplo, ele cita a Embratel que, para transmitir dados de seus clientes até a Ásia, teria de ponderar preço, desempenho e robustez de rotas através de provedores diversos como AT&T e France Telecom.

Cunha antecipa que, na maior parte das vezes, as decisões levam em consideração relações de negócio, enquanto aspectos como desempenho e rapidez no tráfego de dados costumam ficar em segundo plano.

Embora não seja de interesse direto do usuário comum, esse tipo de informação pode ajudar os gestores a escolher, por exemplo, trocar um provedor por outro que mantenha políticas mais transparentes ou mais alinhadas com requisitos da empresa contratante. Inferir as preferências de roteamento entre domínios pode ser útil também para criar modelos mais precisos da internet.

O Prêmio de Auxílio à Pesquisa Acadêmica está aberto em fluxo contínuo, para pesquisadores que apresentem projeto justificando o interesse do tema para a Google. As propostas são analisadas por comitê assessor da empresa.

Fonte: UFMG