FecharX

Prefeitura vai promover o 1ª Festival Literário Internacional em BH

Evento vai reunir grandes nomes da literatura e homenagear o poeta Carlos Drummond de Andrade



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 144233 shutterstock 188903135
Estão programadas oficinas, mesas de debate, teatro e saraus nos diversos espaços culturais de BH
Redação Sou BH
05/03/15 às 15:55
Atualizado em 01/02/19 às 19:09

Lançado oficialmente na quarta-feira (4) pela Prefeitura de Belo Horizonte, o 1º Festival Literário Internacional (FLI-BH) vai trazer à capital mineira grandes nomes da literatura nacional e estrangeira. O evento será realizado entre os dias 25 e 28 de junho, e terá como tema principal “Imagina o Mundo, Imagina a Cidade”.

Sob a curadoria de Leida Reis, Afonso Borges e Beatriz Hernnanz, o Teatro Francisco Nunes e o Parque Municipal serão os palcos principais do festival, que também vai promover atividades em diversos espaços públicos, como os centros culturais e bibliotecas. Estão programadas oficinas, mesas de debate, exposições, saraus, apresentações de teatro, performances e sessões de cinema.

O grande homenageado da edição é o poeta Carlos Drummond de Andrade, que marcou o modernismo com a obra “Alguma Poesia”, quando ainda morava em Belo Horizonte. A programação do festival também inclui um roteiro turístico baseado na vida dos grandes autores que viveram na capital mineira.

Entre as presenças confirmadas, estão os escritores brasileiros Milton Hatoum, Maria Esther Maciel e Eric Nepomuceno, além dos prestigiados Juan-Pablo Villalobos (México) e Santiago Gamboa (Colômbia), pertencentes à nova geração da literatura latino-americana.

O evento tem como objetivo a valorização da produção literária em Belo Horizonte, reunindo diversos autores locais, além de promover a inclusão social e o acesso ao mundo da leitura para todos os cidadãos. A partir de abril, a cidade já começa a receber atividades de preparação para o festival.