FecharX

Plano de ações da PBH realoca ambulantes para shoppings populares da capital

Segurança e regulamentação são os principais pedidos dos trabalhadores informais



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
26/09/17 às 19:26
Atualizado em 01/02/19 às 19:08


Reprodução PBH/Breno Pataro + Agência Brasil

Projetos da Câmara Municipal pretendem ampliar a inclusão social de ambulantes e camelôs de BH. Ações de cadastramento e registro dos trabalhadores informais já estão em vigor atualmente e têm o intuito de direcioná-los para shoppings populares. A proposta dos parlamentares é garantir a segurança e os direitos dos ambulantes. A partir de 16 de outubro, esses trabalhadores também poderão ingressar em cursos gratuitos de capacitação da PBH.

Em audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, representantes da Prefeitura e parlamentares discutiram a situação dos camelôs em BH. Segundo a Secretaria de Políticas Sociais, um pacote de ações já está sendo implantado com realocação para shoppings populares. A partir de um mapeamento dos trabalhadores informais, foi possível encaminhá-los para centros de compras como O Ponto, Uai e Caetés, com boxes e bancas alugados.

Além da inclusão de camelôs em shoppings e feiras livres da capital com mil vagas, cursos profissionalizantes também serão ofertados a partir de 16 de outubro. As inscrições já podem ser feitas na Prefeitura e os cursos serão focados em empreendedorismo, objetivando a inserção no mercado formal. 

A segurança e as operações de fiscalização e desapropriação feitas pelos agentes da prefeitura também foram debatidas. Com programas de auxílio moradia e a devida identificação de fiscais da PBH, o objetivo é diminuir a violência contra esses trabalhadores e garantir moradias para a parcela que vive nas ruas.