FecharX

Painéis ?Guerra e Paz? se despedem do Brasil

<p>As obras de Candido Portinari ficarão expostas em Belo Horizonte até o próximo domingo (24)</p>



Créditos da imagem: Divulgação/Arvore Comunicação
Main paineis
Divulgação/Arvore Comunicação
Redação Sou BH
12/08/14 às 16:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:54

Os painéis ?Guerra? e ?Paz?, de Candido Portinari, despendem-se de Belo Horizonte e do Brasil nos próximos dias. Até 24 de novembro, a exposição ?Guerra e Paz, de Portinari? segue em cartaz no palco do Cine Theatro Brasil Vallourec. A mostra já recebeu mais de 65 mil visitantes.

Após a passagem pela capital mineira, os painéis de 140 m² serão expostos em Paris, no Grand-Palais, em maio de 2014. Na capital francesa, a exposição será ampliada com a criação de uma sala ?Portinari e a França?.

Antes da entrega definitiva dos painéis à ONU, está sendo estudada possibilidade de exibição em Nova Iorque. ?Estamos trabalhando para apresentá-los ao grande público antes de devolvê-los à ONU. Pensamos na Grand Central, em Nova Iorque, mas esta exposição ainda não está confirmada?, afirma a Diretora Executiva do Projeto Guerra e Paz, Maria Duarte.

O acesso à exposição ?Guerra e Paz, de Portinari? é feito por meio de sessões, entrada de grupos de até 400 pessoas. A exposição fica em cartaz de até domingo (24), de 10h às 19h. Na sexta-feira (22) e no sábado (23) o funcionamento das galerias será estendido, com horário especial de 10h às 22h.

Paine?is ?Guerra? e ?Paz?

Entre 1952 e 1956, Candido Portinari realizou seus dois u?ltimos e maiores murais, ?Guerra? e ?Paz?, encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova Iorque. Os murais são compostos, ao todo, por 28 placas de compensado naval, com 2,2 metros de altura por cinco metros de largura e 75 quilos cada uma. A área total pintada, uma superfície de 280 metros quadrados, e? maior do que a do ?Juízo Final?, produzida por Michelangelo para a Capela Sistina.