FecharX

Os maiores medos dos vestibulandos

<p>Estudantes devem se preparar emocionalmente para o dia da prova</p>



Créditos da imagem:
Main 15 vestibular
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

É inevitável sentir medo, receio ou um mínimo de ansiedade quando chega a hora de fazer a prova do vestibular. Afinal, todo o esforço de meses e, até anos, de trabalho estarão em jogo em um único dia e, se algo der errado, a nova tentativa só virá em um ano, ou na melhor das hipóteses em seis meses.

A pressão dos pais pelo bom resultado do filho, a ansiedade e nervosismo ou o simples fato de ver os amigos conquistando bons resultados, entrando em uma universidade, e você ficando para trás, podem contribuir negativamente para que esse tão esperado dia fique ainda mais tenso e difícil. É importante que os estudantes saibam lidar com esses fatores para não deixar que influenciem no momento da prova e em consequência no resultado final do teste.

Maurício Sampaio é educador e especialista em orientação vocacional usa uma metáfora para explicar o que acontece na cabeça de um estudante no dia da prova: ?É o dia da luta, e o vestibulando só vai se sentir tranquilo se estiver preparado. A preparação deve contar com algumas estratégias importantes, que podem ser divididas em preparações emocionais e técnicas?, explica.

De acordo com o educador, existe uma carência de preparação emocional dentro das instituições de ensino, que preparam os alunos para testes específicos, mas esquecem do fator emocional. ?O ideal é procurar por instituições que ofereçam, além de um bom curso, acompanhamento específico para os exames que os estudantes irão fazer?, revela.

Passada a fase que antecede a preparação para a prova, o estudante deve focar no exame . A dica de Sampaio é começar o dia com uma boa alimentação, com frutas, cereais e sucos, que podem contribuir para o bem-estar. ?Uma coisa importante e que ajuda a ficar relaxado é chegar com antecedência e começar a vivenciar o ambiente. Isso acalma e acostuma o cérebro a uma nova situação?, recomenda. 

No mais, em casos extremos de nervosismo, a tática é inspiração e expiração profunda durante um minuto, em intervalos de 20 em 20 minutos. ?Durante a prova, muitos se esquecem de respirar, o que acarreta na falta de oxigenação do cérebro?, esclarece o educador. 

Já quando a ansiedade é visivelmente um problema, a dica é fazer um acompanhamento de longo prazo. ?Não adianta somente dizer a essas pessoas: ?fique menos ansiosa agora para fazer a prova?. Eu recomendo que, a qualquer sinal, os pais ou a escola procurem a ajuda de um profissional especializado, geralmente psicólogos?. 

Muitos receios 

UnifenasJovens que decidiram por tentar vagas em cursos amplamente concorridos, como Medicina, Relações Internacionais e Ciências Biológicas, fazem cursos preparatórios para os exames de seleção e revelam que sentem medo de muitas coisas em relação à prova. 

?A pressão psicológica para mim é o grande problema. Fico muito nervoso, ansioso, então tento respirar e me concentrar melhor na prova.? Bruno Peçanha, 17, aluno do Soma Colégio e Pré-vestibular. 

?Meu medo maior medo é esquecer a matéria toda na hora da prova, por causa do nervosismo!?. Elton Josias, 20, aluno do Chromos ? Colégio e Pré-vestibular. 

?Tenho receio dos sistemas de correções das provas. Principalmente redação. Os corretores passam muitos dias lendo as redações, então não sei se chega um ponto em que a avaliação muda. As questões das provas também estão cada vez mais complicadas, principalmente de matemática. Tenho medo de ficar nervosa, ansiosa e não conseguir.? Letícia Froés, 18, aluna do Soma Colégio e Pré-vestibular. 

?É a primeira vez que faço o exame valendo. Só treinei nos outros anos então, agora bate o medo de não passar na prova. Também tenho medo de não ter feito a escolha certa do curso?. Yan Moreno, 18, aluno Chromos ? Colégio e Pré-vestibular. 

?Tenho certo receio de estudar, estudar e no fim não conseguir passar na prova. Mas se isso acontecer, tento no ano que vem novamente.? Bernardo Assunção, 19, aluno Chromos ? Colégio e Pré-vestibular. 

?Tenho muitos medos! Entre eles, chegar atrasada, não conseguir lembrar a matéria da prova, não conseguir vaga na faculdade por causa do alto índice de concorrência, essas coisas. Mas o maior de todos é não ter maturidade suficiente para assumir a responsabilidade do curso que escolhi: Medicina. Salvar vidas requer muita responsabilidade.? Izabella Martins, 20, aluna do Soma Colégio e Pré-vestibular. 

?Não me sair bem ou não conseguir ficar tranquilo na hora da prova. Mas meu maior medo é não conseguir me adaptar (não aguentar o ritmo) a carga horária do curso que escolhi: Medicina.? Thiago Alves, 18, aluno Chromos ? Colégio e Pré-vestibular.