FecharX

Ópera é destaque do ?Concertos no Parque?

<p>Temporada 2014 começa neste domingo com a participação do maestro Sílvio Viegas</p>



Créditos da imagem:
Main 1104 gerais concertos
Redação Sou BH
12/08/14 às 16:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:08

Neste domingo (13), às 10h, no Parque Municipal, tem início à temporada 2014 da série ?Concertos no Parque?. Com entrada franca, a Orquestra Sinfônica e o Coral Lírico de Minas Gerais recebem o regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Sílvio Viegas.

Os amantes de ópera serão surpreendidos com trechos de grandes compositores, como Bizet e Carlos Gomes. Além disso, peças que marcaram época no repertório sacro, como os trabalhos de Mozart e Rossini, estão na programação.

A presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Machado, ressalta que a série ?Concertos no Parque? atende as diretrizes de democratização da arte e da cultura e, em 2013, mais de 26 mil pessoas acompanharam as 11 apresentações realizadas.

As obras interpretadas pelos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado fazem um recorte das características mais marcantes de cada uma das óperas. Em ?Carmen?, do francês Georges Bizet, o público vai ouvir a famosa abertura e o ?Ato IV?, com o coro de início da tourada. A ópera inseriu elementos exóticos da Espanha a uma arte que estava ligada principalmente à Itália e à Áustria.

O repertório sacro ganha destaque com as peças ?Ave Verum Corpus?, do austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, e ?Amem do Stabat Mater?, do italiano Gioacchino Rossini. A polifonia é uma das principais marcas da obra de Mozart, que reúne pequenos coros interpretando diferentes trechos da peça, composta para as comemorações de Corpus Christi. Já em Rossini, a fuga a quatro vozes revela o talento do italiano para a composição sacra.

A mais conhecida das óperas brasileiras, ?O Guarani?, de Antônio Carlos Gomes, integra o programa da série. ?Alvorada?, da ópera ?O Escravo?, também de autoria de Carlos Gomes, faz parte deste momento do concerto e narra o amanhecer na baía de Guanabara.

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte