FecharX

Alunos de escolas municipais de BH conquistam ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Além dos 5 alunos premiados com o ouro, quatro escolas e dez professores também foram homenageados



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
02/01/18 às 18:46
Atualizado em 01/02/19 às 19:18


Tainá Isabela Drummond (Kátia Gaspar/PBH)

Só de ver o sorriso estampado no rosto de Tainá Isabela Drumond já dá para imaginar a alegria de ganhar a medalha de ouro - mais uma vez - na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Com apenas 12 anos, a aluna do 7º ano da Escola Municipal Professora Isaura Santos, no Barreiro, já coleciona diversas vitórias como essa. 

Assim como Tainá, outros cinco alunos de Escolas Municipais de Belo Horizonte também ganharam ouro na edição de 2017 das Obmep. Samuel Pedro Fernandes Amorim, 15, aluno da Escola Municipal Vinicius de Moraes, também, no Barreiro, que já está em sua quarta medalha; Arthur Benvindo de Souza Leite, da Escola Municipal Professor Lourenço de Oliveira; Gabriel Lara de Oliveira Melo, da Escola Municipal Dom Bosco; e Hudsson Davih A de Andrade, da Escola Municipal Dulce Maria Homem. Nas outras colocações, 13 estudantes receberam medalhas de prata, 34 receberam de bronze e 230 alunos serão homenageados com certificados de Menção Honrosa.

Não somente os alunos belo-horizontinos foram premiados. Quatro escolas municipais da cidade também foram premiadas pelo bom desempenho de seus alunos: a Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade, a EM Governador Carlos Lacerda, a EM Pe Marzano Matias e a EM Professor Lourenço de Oliveira, além de 10 professores. 
Além das escolas municipais da cidade, instituições estaduais e federais também participaram da Obmep e ganharam prêmios.


Samuel Pedro Amorim conquistou sua quarta medalha (Divulgação/PBH)

Edição 2017

Neste ano, a Obmep e a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) foram integradas, o que elevou o número de escolas participantes para 53.231 e o número de alunos para 18,2 milhões, em comparação com o ano de 2016, que teve a participação de 17,8 milhões estudantes.

A edição 2017 premiou 10.459 alunos de Minas Gerais: 129 receberão medalhas de ouro, 407, de prata; 1035, de bronze e 8.888 estudantes serão contemplados com certificados de Menção Honrosa.

Premiação

Na primeira vez que ganhou o prêmio máximo da Obemep, em 2016, Tainá ganhou uma bolsa de estudos para o Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC- Jr.), realizado pela UFMG. Neste ano, o prêmio será o mesmo: os 6,5 mil vencedores das medalhas de ouro, prata e bronze também terão a oportunidade de participar do curso que, de acordo com a menina, foi muito importante para adquirir conhecimento e preparar para a Olimpíada de 2017.