FecharX

Ministro da Educação assegura renovação do Fies para todos os alunos

Renovação do Fies tem tirado o sono de muitos estudantes, que reclamam de lentidão e consecutivos erros no sistema



Créditos da imagem: Fies
Main 152320 fies
Ministro da Educação afirmou que problemas técnicos estão sendo corrigidos e não prejudicarão os alunos
Redação Sou BH
23/04/15 às 15:25
Atualizado em 01/02/19 às 19:40

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou nesta quinta-feira (23), durante o programa “Bom Dia Ministro”, que todos os alunos que têm contrato com o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) terão suas matrículas renovadas até o dia 30 de abril, quando se encerra o prazo estipulado pelo governo.

A renovação do Fies tem tirado o sono de muitos estudantes, que reclamam de lentidão e consecutivos erros no Sistema Informatizado do Fies (SisFies), plataforma criada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a efetivação das matrículas.

Segundo Renato Janine Ribeiro, os problemas técnicos estão sendo corrigidos e não prejudicarão os alunos. “De um modo geral, eu quero dizer para as pessoas que se tranquilizem, porque nós não vamos deixar as pessoas fora do sistema por causa de algum problema técnico. Qualquer problema técnico que houver nós vamos resolver. O acesso ao sistema está garantido e nós tomaremos todas as providências para que os alunos que ainda não conseguiram renovar o Fies consigam renovar. Todos os que estão no Fies terão suas matrículas renovadas”, disse o ministro da Educação.

Ainda de acordo com o ministro, um ataque de hackers pode ter causado parte dos problemas relatados pelos estudantes. “Nós acompanhamos constantemente a situação da inscrição no Fies. Houve certos momentos, por exemplo, na quinta-feira passada, em que houve um excesso de acessos, um número muito grande, mais de mil ao mesmo tempo, que nós, inclusive, estamos investigando se terá sido um ataque de hackers”, ponderou.

Fonte: Portal Itatiaia