FecharX

Minas é o 2º estado com mais inscritos para o Enem Prisional

<p>Número foi inferior apenas ao de São Paulo</p>



Créditos da imagem: Carlos Alberto/Secom MG
Main prisional
Carlos Alberto/Secom MG
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

Minas Gerais conquistou o segundo lugar no ranking nacional de presos inscritos para prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Ao todo, 3.243 detentos do sistema prisional mineiro se inscreveram para realizar as provas em dezembro do ano passado, o que corresponde a 7,17% da população carcerária do estado.

O número foi inferior apenas ao registrado no estado de São Paulo, onde 8.615 detentos se inscreveram no Enem Prisional, o equivalente a 4,51% dos detentos paulistas.

O superintendente de Atendimento ao Preso da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Helil Bruzadelli, informou que a quantidade de presos inscritos em Minas para o Enem de 2012 representa um número quase quatro vezes maior que o do ano anterior.

Em 2011, 795 detentos do estado se inscreveram para as provas. ?Estamos qualificando melhor o preso, para que ele possa sair do sistema prisional uma pessoa melhor do que entrou?, completa.

No ranking de inscrições dos estados, Minas Gerais é seguido pelo Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Paraná, com, respectivamente, 1.573, 1.344 e 1.274 presos inscritos para realizar os testes. Em todo o país, 23.655 detentos se inscreveram para o Enem de 2012.

Para a diretora de Ensino e Profissionalização da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Seds, Sandra Lopo Madureira, o bom resultado de Minas no Enem Prisional só foi possível graças a uma união de forças.

?Em 2011 ocupamos o quarto lugar no ranking nacional e colocamos como desafio para 2012 pelo menos o segundo lugar. E foi de mãos dadas com todo o sistema prisional, mobilizando as unidades, que conseguimos esse resultado?, destaca a diretora.

Para 2013, ano, as expectativas são ainda melhores: ?Para o Enem Prisional de 2013, vamos trabalhar para alcançar o primeiro lugar?, acrescenta Sandra.

Em todo o Estado de Minas Gerais, cerca de 6 mil presos estudam enquanto cumprem pena nas 130 unidades prisionais. O estudo vai desde a alfabetização até o ensino superior, passando pelos ensinos fundamental e médio. Pelo estudo, os detentos têm redução de pena: a cada 12 horas estudadas, um dia é retirado da sentença a ser cumprida.

Agência Minas