FecharX

Mauro Condé em bate-papo no MAO

Debate sobre Educação Contemporânea terá entrada franca



Créditos da imagem: PBH
Main 7639603298 01582c7a18 h 20140827143612
Museu de Artes e Ofícios
Redação Sou BH
27/08/14 às 14:48
Atualizado em 01/02/19 às 19:36

O Museu de Artes e Ofícios (Praça da Estação) abre hoje (27) a programação do projeto Ampliando Horizontes neste segundo semestre de 2014 com Mauro Condé, professor e doutor em Filosofia. No encontro, um debate sobre o tema “Saberes, Artes e Ofícios: Reflexos na Educação Contemporânea”. O evento será realizado às 19h30, com entrada gratuita.

Mauro Condé abordará a importância das artes e ofícios na formação da ciência moderna e seus reflexos na educação contemporânea e analisará alguns aspectos históricos da relação entre técnica e arte e da relação entre técnica e ciência. Uma variada gama de trabalhadores manuais, com seu labor e conhecimento prático do mundo, contribuíram não apenas para a configuração de um novo contexto histórico, social e econômico, no qual foi possível o surgimento da ciência moderna, mas também tiveram uma grande importância na própria estruturação do conhecimento científico.

Por que a escola não é uma escola técnica, uma escola do saber fazer? No Ampliando Horizontes, Mauro Condé abordará o desnível entre o ensino teórico e prático no cotidiano das escolas, com o objetivo de permitir que todos os jovens saiam do ensino médio sabendo “pensar”, mas também sabendo “fazer”.

Promovido desde 2008, o Ampliando Horizontes faz parte das ações do programa Trilhas e Trilhos, realizado pelo Setor Educativo do museu. Esta ação propõe a criação de um espaço de discussão e debate sobre diversos temas relacionados à instituição museu e a temas como patrimônio, universo do trabalho e cultura, entre outros. Os encontros acontecem uma vez por mês, com a duração de aproximadamente uma hora e 20 minutos, incluindo palestra e debate com os presentes.