FecharX

Estudantes mineiros fazem avaliações nacionais

<p>Alunos das redes públicas e particular de ensino farão os testes, que serão aplicados entre os dias 18 e 29 de novembro</p>



Créditos da imagem: Divulgação/SEE
Main 5 estudantes
Divulgação/SEE
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:53

Estudantes mineiros das redes públicas e particular começaram a participar nesta segunda-feira (18) do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), do Ministério da Educação. No total, mais de 800 mil alunos farão os testes. O prazo para a aplicação dos testes vai até o dia 29 de novembro.

O Saeb é composto por três avaliações. Uma delas é a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC), também conhecida como Prova Brasil. Esse teste avalia, de forma censitária, os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental das redes públicas em Língua Portuguesa e Matemática. O desempenho nessa avaliação é considerado no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que também é composto pelos percentuais de aprovação.

Outro teste que integra o Saeb é a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb). Aplicada de forma amostral a alunos do 3º ano do ensino médio de todas as redes, essa avaliação tem foco nos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. A Aneb também é considerada para o cálculo do Ideb. No caso do Ideb do Ensino Médio, por exemplo, que não gera resultado por escola pelo fato de ser amostral, o índice é calculado a partir da Aneb e dos percentuais de fluxo escolar.

A Aneb também avalia os alunos do 5º e 9º anos do ensino fundamental de forma amostral. Para os alunos das redes estaduais e municipais a base da avaliação é a Prova Brasil. Para os estudantes das redes federal e privada, a Aneb possui avaliação própria.