FecharX

Dia das Favelas promove conscientização sobre a importância das comunidades para a cidade

Comemorações reúnem atrações culturais, discussões e atos públicos



Créditos da imagem: Divulgação
Main 155949 mv bill
MV Bill será uma das atrações do evento
Redação Sou BH
03/11/15 às 16:03
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Dos dias 04 a 09 de novembro, Belo Horizonte será palco das comemorações do Dia das Favelas, que reúne programações culturais, debates, competições e atos públicos como forma de reconhecer a importância das comunidades e de sua identidade particular. 

A data de comemoração foi escolhida para marcar a primeira vez que a palavra “favela” foi utilizada oficialmente. Mais precisamente em 04 de novembro de 1897, para denominar uma ocupação popular no Morro da Providência, no Rio de Janeiro. Minas é o único estado a decretar oficialmente a data como Dia das Favelas, em 2013. O evento é organizado pela Central Única das Favelas (Cufa-MG). 

Confira a programação:

Dia 04: das 10h às 18h, acontecerá intervenção urbana com manifestações artísticas, grupos culturais e ações políticas para mostrar os temas, valores e pautas atuais dos moradores das comunidades, vilas e aglomerados mineiros, na Praça Sete. 

Dia 05: às 15h, o Sindicato dos Jornalistas recebe o lançamento do livro “Um País Chamado Favela”, de Celso Athayde – fundador da Cufa – e Renato Meirelles – presidente do Instituto Data Popular. Os autores desmistificam a favela de hoje e mostram que este é um território em desenvolvimento e de grandes oportunidades compartilhadas.

Dia 06: as comemorações ficam por conta do show do rapper MV Bill, na quadra da Escola de Samba Cidade Jardim. A atração está marcada para 19h e tem entrada gratuita. 

Dia 07: a música continua com a Micareta Nossa Folia, maior micareta realizada em favelas de Minas, de 19h às 2h, também na quadra da Cidade Jardim e com entrada gratuita.

Dia 08: cerca de 80 cabeleireiros e barbeiros de todo o Brasil vão se dividir em três categorias: desenho, disfarce e barba, na A Batalha dos Barbeiros. O objetivo é contribuir para aproximar os profissionais da área e potencializar a profissão que, cada vez mais, vem se expandindo dentro das favelas e se transformando em ponto de diálogo, socialização e reinserção social. O evento acontece no UAI Shopping Centro, 3º piso, de 9h às 17h.

Dia 09: Encerramento do evento, onde o presidente da Cufa-MG, Francislei Henrique, tomará posse como presidente da Cufa nacional. A solenidade acontece no Palácio das Artes e contará com a presença do Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.