FecharX

TJMG oferece curso gratuito para auxiliar pais separados na criação dos filhos

Oficina é pensada para auxiliar pais e filhos a lidar melhor com o processo de divórcio



Créditos da imagem: Divulgação
Main 150224 noticia pai orienta filho
Redação Sou BH
21/02/18 às 15:52
Atualizado em 01/02/19 às 19:06

Se você conhece um casal recém-separado ou que está se divorciando e tem enfrentado dificuldades de convivência entre si ou com os filhos, recomende a oficina de parentalidade, oferecida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Belo Horizonte. O serviço é gratuito e aberto a todos que já têm ou não processos judiciais em tramitação. O curso é pensado para auxiliar pais e filhos a lidar melhor com o processo de divórcio e, assim, evitar os danos da alienação parental, que é quando um dos pais influencia o filho de modo a prejudicar seu vínculo afetivo com o outro genitor.

A próxima oficina para pais será realizada em 26 de fevereiro, das 13h30 às 17h30. A proposta voltada para crianças e adolescentes acompanhados de um dos genitores será em 28 de fevereiro, das 8h30 às 12h30. Para se inscrever, o contato é pelo telefone 3253-2164 ou pelo e-mail cejuscbh.mediacao@tjmg.jus.br. O curso é ministrado na avenida Francisco Sá, 1.409, no Bairro Santo Agostinho.

A inscrição pode ser feita também para as oficinas que serão realizadas nos próximos meses. Entre outros objetivos, o curso pretende poupar os filhos pequenos e adolescentes dos possíveis conflitos típicos do fim de relacionamentos, e mostrar que a família não acaba com o fim do vínculo conjugal. A oficina é conduzida por psicólogos e assistentes sociais capacitados em mediação de conflitos. O projeto faz parte da política de pacificação social do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

As atividades do primeiro dia são destinadas aos pais, de modo que os ex-cônjuges fiquem separados em grupos distintos. Em outra data, os filhos também participam do encontro. Essa organização foi pensada para que cada pessoa possa ter tranquilidade e liberdade para falar de si e dos sentimentos que permeiam esse momento delicado. As oficinas dos filhos são organizadas por faixa etária, de 6 a 10 e de 11 a 17 anos.

Do TJMG