FecharX

Projeto social leva cursinho pré-Enem gratuito a comunidades de BH

Doar Educa atua em quatro comunidades de BH e arrecada doações para continuar o trabalho



Créditos da imagem: Divulgação
Main 205938 depois 3
Redação Sou BH
13/04/18 às 20:49
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Outra opção de cursinho gratuito para adolescentes e adultos de baixa renda está ajudando belo-horizontinos de quatro comunidades a realizarem sonhos. Fundado em 2016, o DoarEduca nasceu do desejo de levar muito mais do que educação aos moradores das comunidades de BH.

Alunos do Dandara, na região da Pampulha, foram os primeiros a desfrutar das aulas. Depois, o projeto se estendeu e, hoje, outras três comunidades também são contempladas: Vila Dias, Serra e Morro Alto.

Além de promover aulas formais com os conteúdos exigidos para a prova do Enem, o projeto visa estimular uma verdadeira transformação social e cultural entre os alunos. “Temos um sistema educacional sucateado, e é inserindo a população mais prejudicada por ele que começamos um movimento de mudança”, conta ao SouBH Carlos Felipe, um dos fundadores e gestor do projeto.

O Doar Educa foi fundado por um grupo de professores que, em experiências anteriores, sentiram falta de um apoio mais concreto em outras instituições voluntárias. “Tínhamos muitos problemas com evasão, tanto de professores quanto de alunos, porque nos faltavam recursos e apoio para consegui-los”, afirma Felipe.

Nasceu, assim, o que Felipe chama de instituição descentralizada, que pensa em uma forma de ocupação voluntária, em que a comunidade os acolha e queira desfrutar dos seus serviços. 

"O DoarEduca não se caracteriza por uma proposta assistencialista, tampouco, restringese à instrumentalização intelectual e de saberes necessários ao ENEM. Objetivamos incentivar e colaborar para que o estudante consiga perceber, ler e elaborar o mundo e as questões que o cerca e, que a partir daí, sintetize e crie possibilidades para si próprio", diz um trecho da carta de apresentação da instituição.

Recursos

A instituição acolhe alunos entre 16 e 60 anos e oferece todo o material necessário para a realização das aulas. Para primeiro semestre de 2018, estão matriculados cerca de 100 alunos em todas as unidades. Todos os envolvidos, tanto na gestão quanto nas aulas, são voluntários do projeto.

Quem quiser participar das aulas, basta ir até uma unidade e efetuar a matrícula. O curso é 100% gratuito. Professores interessados em lecionar no cursinho podem entrar em contato através da página do Facebook.

Para a aquisição desse material e de outros recursos de auxílio na gestão, o Doar Educa criou uma campanha de financiamento coletivo (clique aqui para ajudar).

A instituição também recebe doações de materiais didáticos, basta entrar em contato pela página do Facebook e combinar o local da entrega.