FecharX

Crianças e jovens ?abraçam? o Parque Municipal

<p>Ato simbólico foi realizado ontem (20) em um dos principais pontos turísticos da capital mineira</p>



Créditos da imagem:
Main 2105 abraco parque
Redação Sou BH
12/08/14 às 16:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:12

Ontem (20), o Parque Municipal foi palco de um abraço coletivo. Centenas de crianças, jovens e adultos se reuniram em volta do lago principal do parque com o objetivo de alertar a população para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e para o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrados em 18 de maio e 12 de junho, respectivamente.

O abraço simbólico, realizado em um dos maiores espaços de lazer e cultura da capital mineira, integrou a programação do evento denominado ?Identificar para Proteger?, que promoveu uma série de atividades ao ar livre para a população, incluindo peças teatrais, atendimentos à saúde, emissão de documentos e a Campanha Proteja Nossas Crianças, do Governo de Minas.

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9970/00 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), uma menina de oito anos de idade foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta da cidade. O crime bárbaro chocou a opinião pública nacional e ficou conhecido como o ?Crime Araceli?, nome da vítima. Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu impune.

Campanha Proteja Nossas Crianças

Lançada em maio de 2008, a Campanha Proteja Nossas Crianças é coordenada pela Sedese, pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca). Trata-se de uma das maiores mobilizações já realizadas no país com foco no combate à violência doméstica e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para isso, a iniciativa conta com vários parceiros entre eles as emissoras de TV, rádio e jornais impressos do Estado.

De 2008 a 2013, foram realizadas mais de 830 blitze em estradas estaduais e federais, além de mais de 15 mil denúncias de crimes contra crianças e adolescentes registradas por meio do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19), da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), que recebe e encaminha qualquer tipo de acusação de violação de direitos humanos em todo o Estado. A ligação é gratuita, sigilosa e o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Às vésperas da Copa do Mundo, a Sedese vai intensificar a campanha Proteja Nossas Crianças, aumentando ações e estratégias de proteção dos direitos da criança e do adolescente em 43 municípios, que terão impacto direto com a chegada de um grande volume de turistas, estabelecendo fluxos da rede de amparo, capacitação, plantão integrado de atendimento com equipe volante e serviço temporário de convivência. A intenção é combater o abuso e a exploração de crianças e adolescentes, além de outros tipos de violência contra a população infanto-juvenil, como a negligência, o abandono e as agressões físicas e psicológicas.

Fonte: Agência Minas