FecharX

Corrida mundial de aviões: de BH para a Malásia

<p>Equipe do Centro de Estudos Aeronáuticos da UFMG participa de competição internacional de velocidade</p>



Créditos da imagem:
Main 1605 corrida malasia
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:11

A equipe do Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da UFMG participa, neste final de semana, 17 e 18 de maio, da Red Bull Air Race, corrida mundial de aviões que acontece em Putrajaya, na Malásia. Esta é a terceira edição do evento nesta temporada.

Coordenada pelo professor Paulo Iscold, do Departamento de Engenharia Mecânica, a equipe integra o time inglês do piloto Paul Bonhomme. Nas primeiras edições da competição, realizadas nos Emirados Árabes Unidos e na Croácia, o time conquistou o primeiro e segundo lugares, ocupa no momento a segunda posição na classificação geral.

O trabalho da equipe, formada pelo professor e mais três alunos, consiste em otimizar a trajetória e a análise dos dados de voo. ?Os bons resultados alcançados pelo time inglês foram muito influenciados pela nossa atuação?, destaca Iscold.

interna-corrida


Doze pilotos estão competindo na categoria Master Class em oito corridas, válidas para o título mundial da Red Bull Air Race World Champion. O objetivo é percorrer uma pista aérea formada por postes cheios de ar no menor tempo possível e com o menor número de penalidades. O campeão será o piloto que somar mais pontos ao final da última etapa da temporada, que será realizada na China, em novembro.

Em 2010, a equipe do CEA conquistou o primeiro lugar da competição, também integrando o time de Paul Bonhomme. A Red Bull Air Race é um campeonato mundial oficial, credenciado pela Federação Mundial de Esportes Aéreos (FAI). Outras informações estão disponíveis no site da competição.

Fonte: UFMG