FecharX

Corretores de redação do Enem são afastados

<p>Avaliadores foram afastados por baixa qualidade</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:48

Mais de 300 corretores contratados para avaliar as redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 foram afastados do processo de correção das provas.

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa, os corretores não cumpriram os requisitos de qualidade.

O presidente do Inep defendeu ainda que, para o próximo edital do exame, seja discutida a possibilidade de zerar as redações de candidatos que apresentarem alguma forma de deboche. Segundo ele, a comissão técnica discutirá critérios para discernir inserções inadequadas de divagações devido ao nervosismo do candidato "sério". Nesses casos, a redação não seria zerada.

Nesta semana, as redações de dois estudantes levantaram o debate sobre o critério de correção do Enem. No meio da dissertação sobre imigração no século XXI, trechos do hino do Palmeiras e de uma receita de miojo. A nota final da prova deles foi 500 e 560, respectivamente - a pontuação vai de 0 a 1.000.

Na última edição do exame, de acordo com o Inep, o número de corretores aumentou em 40%. Foram contratados 5.692 corretores, 234 supervisores de avaliação, 468 auxiliares e dez subcoordenadores pedagógicos para o processo de avaliar as redações.