FecharX

BH é a 1ª cidade do Brasil a receber programa internacional de ciências

Clubes de Ciência foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard



Créditos da imagem:
Main 205633 shutterstock 568433176
Redação Sou BH
14/07/17 às 21:06
Atualizado em 01/02/19 às 19:42

De 17 a 22 de julho, a Universidade Federal de Minas Gerais vai receber o programa Clubes de Ciência (CdeC), no qual alunos de ensino médio e graduação, previamente inscritos, participarão de oficinas e mentorias gratuitas. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Harvard, em Massachusetts (EUA).

Esta será a primeira vez que o Brasil recebe uma edição do programa e Belo Horizonte foi a cidade escolhida para sediar a programação que já rodou vários países.

Durante uma semana, os participantes, divididos em quatro clubes, receberão mentorias e ingressarão em oficinas nas áreas de saúde e empreendedorismo. Todo o trabalho será supervisionado por pesquisadores das instituições apoiadoras.

As oficinas contemplam os temas: Células-tronco e edição genômica; Visualizando o sistema imune em ação; Combatendo epidemias; e Inovação e Empreendedorismo Científico.

O Clubes de Ciência registrou 2.738 usuários no site, sendo 923 candidatos e 80 estudantes aprovados de diversas regiões do país, com cerca de 40% dos estudantes aprovados vindos de instituições públicas e 60% do sexo feminino.

Clubes de Ciência 
O projeto foi fundado em 2014 por doutorandos mexicanos de Harvard e MIT com a missão de expandir o acesso ao ensino de ciências de alta qualidade, inspirar e mentorar as futuras gerações de pesquisadores através de uma rede de colaboração científica. Em um ano, o CdeC expandiu para Colômbia e Bolívia, treinando 4.500 estudantes. Em 2017, como parte de sua expansão, o Clubes de Ciência vai chegar ao Brasil, Paraguai e Peru e espera-se incorporar mais cinco países e 40 mil estudantes até 2020.

SERVIÇOPrograma Clubes de Ciência  Oficinas: 17 a 22 de julho de 2017  Local: Instituto de Ciências Biológicas – Campus UFMG (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627).