FecharX

Campanha de pedestre é ampliada em BH

<p>A partir desta segunda-feira (29), a BHTrans faz novas intervenções no trânsito da capital</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

Nesta segunda-feira (29), a BHTrans inicia a segunda etapa da campanha ?Pedestre. Eu Respeito?. As intervenções nos próximos 30 dias acontecerão próximo ao Parque Municipal, em seis interseções, entre a Avenida Afonso Pena e ruas da Bahia, Goiás e Guajajaras. Nesses locais, as equipes de trânsito irão abordar motoristas, motociclistas, ciclistas e os próprios pedestres dando orientações para que haja a travessia segura.

Além das abordagens que têm sido feitas entre condutores e pedestres, desde 21 de março, a BHTrans implantou semáforos para pedestres na travessia da Rua Guajajaras com Goiás e aumentou os tempos semafóricos para pedestres na Avenida Afonso Pena com Rua da Bahia, com Álvares Cabral e com Carandaí.

Na Avenida Augusto de Lima com Rua da Bahia e na Rua da Bahia com Guajajaras, diminuiu-se o tempo de espera do pedestre. Outra intervenção aconteceu na Avenida João Pinheiro com Guajajaras e na Praça Afonso Arinos, onde também houve aumento dos tempos semafóricos para pedestres.

Na Região Hospitalar, foi criada uma nova travessia de pedestres com semáforo na esquina da Avenida Alfredo Balena com Rua Rio Grande do Norte. Houve ainda a inclusão de mais semáforos na Alfredo Balena com Carandaí para propiciar aos pedestres a travessia dos dois lados da avenida em uma só etapa, providência também adotada em frente ao Hospital das Clínicas.

Nas abordagens nas ruas foram distribuídos 60 mil folhetos com orientações a motoristas, motociclistas e pedestres sobre o que cada um deve fazer para garantir a segurança no trânsito. Além dos folhetos, até a última sexta-feira (26) mil adesivos alusivos à campanha haviam sido entregues à população.

Após essas primeiras cinco semanas de abordagem educativa aos motoristas na Região Hospitalar, já houve uma sensível mudança de comportamento de condutores e pedestres. Para garantir esse novo padrão de comportamento e, conforme previsto e anunciado no início da campanha, será iniciada a etapa de fiscalização nesta região, que caberá à Polícia Militar e à Guarda Municipal.