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Cadastramento Escolar começa na próxima semana

<p>Inscrição assegura vaga na rede pública de ensino de Minas Gerais em escola mais próxima da residência</p>



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Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:27

Pais e responsáveis interessados em garantir vaga para seus filhos em uma escola pública em Minas Gerais devem ficar atentos ao cronograma do Cadastramento Escolar para o ano letivo de 2014. O cadastro, que é um levantamento utilizado para planejar e garantir vaga ao estudante na rede pública de ensino na escola mais próxima a sua residência, será realizado na próxima semana, entre os dias 17 e 21 de junho de 2013. O cadastramento será unificado nas redes públicas municipais e estadual de ensino.

Podem se inscrever no Cadastro Escolar crianças que terão 6 anos completos até o dia 31 de março de 2014 para ingressar no primeiro ano do ensino fundamental. Além disso, os candidatos a vagas nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental que desejam iniciar ou retomar os estudos nas redes públicas de ensino.

Em razão da decisão proferida nos autos da ação civil pública nº 0050861.51.2012.4.01.3800, que tramita na Sessão Judiciária Federal de Minas Gerais, o pai ou responsável da criança que completar seis anos entre 1º de abril a 31 de dezembro de 2014, também poderá inscrever seu filho, sendo que, no ato da matrícula, a criança será submetida a uma avaliação psicopedagógica para comprovação de sua capacidade intelectual. Caso seja aprovada, a criança terá sua matrícula efetivada e o pai ou responsável deverá assinar um termo de ciência e responsabilidade. 

Para a inscrição no cadastro escolar, o pai, mãe ou responsável pelo aluno deverá apresentar original ou cópia dos seguintes documentos: certidão de nascimento do candidato, comprovante de residência, documento comprobatório expedido pela escola de origem, no caso de transferência para as redes públicas ou retomada de estudos. Os candidatos maiores de 18 anos poderão fazer a sua própria inscrição no cadastro escolar. A inscrição é isenta de pagamento de taxas por parte do candidato.

Em Belo Horizonte, o cadastramento é feito nas Agências dos Correios. Na Região Metropolitana e no interior do estado, em postos de cadastramentos definidos pelas comissões municipais de cadastros e matrículas.

O candidato que fizer a matricula dentro do prazo estabelecido terá sua vaga assegurada em uma escola pública próxima a sua residência. O candidato que não se matricular no prazo previsto será reencaminhado para escola onde houver vaga remanescente. A matrícula dos cadastrados para o início do ano letivo de 2014 será realizada no período de 16 a 20 de dezembro de 2013.