FecharX

BH sedia Olimpíada do Conhecimento

A competição avalia o ensino técnico no Brasil e conta com a participação de mais de 800 jovens



Créditos da imagem: Divulgação
Main cadu 20140822023033
Cadu, o mascote da Olimpíada do Conhecimento
Redação Sou BH
22/08/14 às 12:27
Atualizado em 01/02/19 às 19:37

De 3 a 6 de setembro, Belo Horizonte sedia a Olimpíada do Conhecimento. A oitava edição do evento será no Expominas (Av. Amazonas, 6020. Gameleira) e conta com 800 jovens inscritos, vindos de todas as regiões do país, qualificados em 58 ocupações técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária. Além da competição, está programada uma série de eventos como o Festival Internacional de Robótica, a Exposição indústria do Futuro e o Brasil Fashion.

Criada em 2001 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a olimpíada é o maior torneio de educação profissional das américas e avalia o ensino técnico no Brasil, a partir do desempenho dos alunos. De acordo com o diretor de Operações do Senai Nacional, Gustavo Leal, será a melhor dos últimos anos. “É uma satisfação, uma tranquilidade saber que Minas recebe o evento pela segunda vez. A estrutura do Senai aqui é invejável, teremos um evento eficaz e eficiente”.

Vindos das escolas do Senai, do Serviço Nacional de aprendizagem Comercial (Senac) e dos Institutos Federais de Tecnologia, os competidores, de até 21 anos de idade, vão realizar tarefas semelhantes às desenvolvidas no dia a dia durante o trabalho. O estado de Minas será representado por uma delegação de 61 integrantes, a maior desta edição; seguida por São Paulo, com 53 e Paraná, com 45. Os melhores colocados se classificam para disputar uma vaga no torneio internacional de ocupações técnicas, a WorldSkills, marcada para agosto de 2015 na capital paulista.

O desempenho dos participantes estabelece o padrão de excelência das práticas e a avaliação mede o grau de domínio sobre as novas tendências tecnológicas do setor produtivo e a mudança nos perfis profissionais. O que permite também medir a qualidade do ensino técnico oferecido. “Uma estratégia para valorizar e divulgar a formação profissionalizante no Brasil. Cerca de 8,5 milhões de jovens terminam o ensino médio todos os anos, apenas um milhão e meio entra para universidade. E os outros? É importante se preparar para o mercado de trabalho”, comentou Gustavo Leal.

Na visão do diretor, o Brasil está redescobrindo o ensino profissionalizante, investindo em iniciativas como o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), por exemplo. “E, agora, o mais importante é a população acreditar no ensino profissionalizante como uma alternativa interessante. Ao aliar o curso técnico ao ensino médio, o jovem entra em contato com o trabalho mais cedo, desenvolve um perfil adequado de competências, torna-se proativo, com capacidade de se autogerir”.

Lançamento
No sábado (23), será o lançamento oficial do evento, o Senai vai transformar a Praça da Estação, na região central de BH, em Praça do Conhecimento. Uma forma diferente de convidar a população a prestigiar a olimpíada. O show de abertura será do renomado grupo mineiro Skank, às 19h. Domingo (24), tem Maria Gadú e Vander Lee juntos no palco. Já no fim de semana seguinte, a Praça do Conhecimento integra a programação da Virada Cultural, em parceria com a prefeitura. Sendo o sambista Diogo Nogueira a atração de sábado (30) e Paula Fernandes a responsável por encerrar os dois eventos, na noite do dia 31.

Outra estratégia de divulgação será a visita dos competidores a 32 escolas públicas de Belo Horizonte, para conversar, com alunos do oitavo e nono anos do ensino fundamental, sobre os cursos oferecidos pelo Senai e as vantagens de seguir uma carreira técnica. Saiba mais sobre a Olimpíada do Conhecimento.