FecharX

BH recebe o Fórum Internacional de Dança ? FID 2013

<p>O evento acontece de 1º a 10 de novembro de 2013 em diversos pontos da cidade</p>



Créditos da imagem: Divulgação
Main fid
Divulgação
Redação Sou BH
12/08/14 às 16:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:52

Começa na próxima semana um dos maiores eventos de dança do Brasil: o Fórum Internacional de Dança ? FID. O evento, que tem sua trajetória dedicada ao incentivo e a promoção da dança como produção de conhecimento, acontece de 1º a 10 de novembro de 2013 no Espaço Cultural Ambiente, Funarte-MG, Gruta! Espaço de Arte, Teatro Alterosa e Teatro Oi Futuro Klauss Vianna.

Em 2013, o Fórum Internacional de Dança comemora 18 anos de existência. ?Completar 18 anos significa ter público para manter o evento durante todo esse tempo?, afirma Carla Lobo, diretora executiva do FID.

O encontro da ?dança para todo mundo? trará espetáculos nacionais e internacionais a preços populares. Os ingressos custam R$ 4,00 (quatro reais) a inteira e R$ 2,00 (dois reais) a meia-entrada.

Durante 10 dias, artistas de Moçambique, Portugal, Canadá, Brasil, Cabo Verde e Israel se revezarão nos palcos do FID 2013 - Fórum Internacional de Dança em atuações marcantes. Mais uma vez, as companhias estão todas fora do eixo hegemônico, o que reafirma o papel do FID em dar visibilidade a pensamentos plurais.

?Este é o FID afirmando suas raízes, seu propósito de ter sido criado, que é não fazer concessões?, resume Adriana Banana, diretora artística do FID 2013. ?A dança se mobiliza para mudar o ambiente que está, perceber o mundo de formas diferentes é a única possibilidade de criarmos novas metáforas e, portanto, de abertura de pensamento, transformação?, explica.

Confira a programação completa aqui.

O FID

O FID - Fórum Internacional de Dança nasceu em 1996. Sua primeira edição foi realizada em Belo Horizonte e em São Paulo, com o compromisso de trabalhar pela difusão, reflexão e formação de novos públicos e criadores no campo da dança contemporânea.

São seisos programas que integram o FID atualmente: Circulando Grande BH (Grande BH e Belo Horizonte), Território Minas (Estado de Minas Gerais), Conexão InterNacional (Brasil e exterior), FIDinho (crianças), FID Editorial (publicações) e FIDoteca (pesquisa).