FecharX

BH inicia nova etapa de campanha de respeito ao pedestre

<p>A campanha ?Pedestre. Eu Respeito? acontece, nos próximos 30 dias, no Barro Preto</p>



Créditos da imagem: SXC Photo
Main 2 sinal
SXC Photo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Nesta terça-feira (2), a BHTrans inicia mais uma etapa da campanha ?Pedestre. Eu Respeito?. As intervenções nos próximos 30 dias acontecerão no Barro Preto nas interseções da Rua Mato Grosso com Av. Bias Fortes, Rua Mato Grosso com Rua dos Guajajaras e Rua Mato Grosso com Av. Augusto de Lima.

Neste período, motoristas, motociclistas, ciclistas e também os pedestres serão abordados para receber orientações para que ocorra uma travessia segura. O objetivo é consolidar o respeito ao pedestre previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e introduzir hábitos seguros no trânsito.

Os índices de atropelamento em Belo Horizonte ? oito por dia - confirmam a necessidade de expansão da campanha, que esteve, em sua terceira etapa, no entorno do Mercado Central. Outro importante objetivo da campanha é incentivar o respeito dos motoristas à preferência do pedestre, principalmente nas travessias sem semáforos.

Além das abordagens que têm sido feitas entre condutores e pedestres, desde 20 de março, quando foi lançada a campanha, intervenções de engenharia têm sido realizadas a partir de observações nos locais por onde a campanha passa, como a implantação de semáforos e o aumento dos tempos semafóricos para a travessia de pedestres.

Nas abordagens nas ruas já foram distribuídos mais de 200 mil folhetos com orientações a motoristas, motociclistas e pedestres sobre o que cada um deve fazer para garantir a segurança no trânsito. Além dos folhetos, 40 mil adesivos alusivos à campanha foram entregues à população.

Com previsão de duração de pelo menos um ano, a campanha já passou pela Região Hospitalar, pela área próxima ao Parque Municipal e no entorno do Mercado Central. Além das ações no Barro Preto, a ação irá se estender a outras regiões da cidade como Savassi, Praça da Estação e Praça Sete.

Para garantir esse novo padrão de comportamento e, conforme previsto e anunciado no início da campanha, haverá fiscalização da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

SXC Photo