FecharX

BH é finalista do prêmio mundial ?A Hora do Planeta?

<p>Ações voltadas para a sustentabilidade valeram a indicação para ser uma das 33 cidades que vão concorrer à premiação</p>



Créditos da imagem:
Main bh e finalista do premio mundial a hora do planeta
Redação Sou BH
12/08/14 às 16:35
Atualizado em 01/02/19 às 19:59

Belo Horizonte vai participar de uma eleição cujos resultados serão de grande importância para o mundo inteiro. A rede WWF (?Word Wide Fund For Nature? ou Fundo Mundial para a Natureza) resolveu ampliar em 2013 as ações desenvolvidas durante as comemorações da Hora do Planeta, um ato simbólico, promovido no mundo todo, por meio do qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global.

Para dar uma dimensão maior ao evento, a WWF decidiu, com o apoio do Iclei - Governos Locais pela Sustentabilidade promover a Hora do Planeta ? O Desafio das Cidades (Earth Hour City Challenge - EHCC). Lançado em agosto do ano passado, é uma iniciativa concebida para ir além de apagar as luzes durante a Hora do Planeta, e representa um esforço para o engajamento das cidades contra o agravamento das mudanças climáticas.

Apenas trinta e três cidades finalistas de 13 países participantes foram selecionadas entre 163 cidades que se candidataram neste ano. Belo Horizonte é uma das três cidades brasileiras selecionadas (as outras são Rio de Janeiro e São Paulo) e concorre ao título de Capital Nacional da Hora do Planeta. O resultado será apresentado no dia 27 de março, em Vancouver, no Canadá. Uma das cidades terá também o título mundial de Capital Global da Hora do Planeta, o que também será anunciado no mesmo dia e local.

Um júri internacional, de especialistas de alto nível, selecionou as cidades finalistas de cada país participante. A partir de agora, esse júri vai analisar as ações e compromissos relatados por essas cidades e, finalmente, identificar uma cidade líder em sustentabilidade por país. O objetivo do EHCC é mobilizar ações e apoio a cidades da transição global para um futuro 100% renovável.

Visa também estimular o desenvolvimento ao difundir as melhores práticas para mitigação das alterações climáticas. A ideia foi criada para celebrar as cidades que apresentam medidas surpreendentes no que tange um país mais verde, mais limpo e mais sustentável para se viver, bem como inspirar outras cidades a fazer o mesmo.

A Hora do Planeta começou em 2007 em Sydney, na Austrália, quando dois milhões de pessoas se manifestaram contra as mudanças climáticas e desligaram as luzes das casas e empresas. Na última edição, centenas de milhões de pessoas de 152 países desligaram os interruptores de suas residências para demonstrar seu compromisso de apoiar o planeta.

 Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte