FecharX

Belo Horizonte recebe Festival Interamericano de Cinema Universitário

Segunda edição do Evento Lumiar acontece de 6 a 12 de Novembro



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 114421 shutterstock 167511215
Redação Sou BH
03/11/15 às 17:02
Atualizado em 01/02/19 às 19:25

Aos cinéfilos, uma boa notícia! Do dia 6 a 12 de novembro, o Lumiar Festival de Cinema Interamericano de Cinema Universitário realizará uma programação inteiramente gratuita com sessões de filmes, oficinas, palestra, debate, mostras de curtas e Retrospectiva Beto Brant. Pelo segundo ano consecutivo, o Festival do Centro Universitário Una reunirá 148 inscrições de filmes universitários para a mostra. 

A mostra, que abre as portas para estudantes de outras nacionalidades, tem por objetivo a diversidade cultural dos participantes, visando a aproximação do público com cinema nacional, fazendo com que grandes roteiristas, diretores, produtores, entre outros profissionais do audiovisual, tenham a oportunidade de apresentar seus produtos.

Dentro da programação, serão realizadas oficinas com grandes profissionais da área. Para falar sobre “Continuidade: a memória de um filme”, o convidado será o jornalista e assistente de direção, João Paulo Teixeira, que explicará sobre o trabalho do continuísta. Graduada em Direção de Cinema, Joana Oliveira, abordará a “Introdução a roteiros de série”, conceituando os princípios básicos para a escritura de séries de ficção para a televisão. A terceira oficina ficará com o Compositor de Sistemas e professor de arte, Luiz Gustavo Vianna, onde introduzirá às performances audiovisuais e construção de sistemas com interatividade e automação.

As questões que o festival pretende abordar também são: “A gente consegue formar um artista?” e “Até que ponto um curso forma o artista, e até que ponto é a intuição da pessoa?”.

O festival busca reunir produções de estudantes universitários, realizadas em instituições de países como a Argentina, Canadá, Colômbia, Equador e Estados Unidos. Do Brasil, chegaram curtas dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Sergipe e do Distrito Federal.

A programação é gratuita e inclui a exibição dos filmes selecionados pela comissão de seleção, que irão compor a Mostra Competitiva Interamericana. O evento será realizado entre os dias 6 e 12 de novembro de 2015, no Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro) e no Campus Liberdade (Rua da Bahia, 1764, Lourdes). Outras informações na página do Facebook do evento.


2º Festival Interamericano de Cinema Universitário

Dias: 6 a 12 de novembro

Locais: Cine Humberto Mauro (Avenida Afonso Pena, 1.537, Centro) e no Campus Liberdade (Rua da Bahia, 1764, Lourdes).

Evento gratuito