FecharX

?Arrastão da limpeza? ocupa a Praça do Papa no domingo

<p><em>?Não jogue lixo na praça, jogue capoeira!? é o tema da campanha que utiliza a modalidade como forma de conscientização</em></p>



Créditos da imagem:
Main arrastao da limpeza
Redação Sou BH
12/08/14 às 16:35
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

No próximo domingo (23), a Praça do Papa receberá o evento ?Não jogue lixo na praça, jogue capoeira!?. O projeto, idealizado pelo Instituto Terra Molhada, tem como objetivo conscientizar a população sobre o uso e destinação do lixo em espaços de lazer público da capital mineira. Nesta edição, a campanha integrará o II Encontro Feminino de Capoeira, que também ocupa o local na manhã de domingo.

A programação contará com um ?aulão? da modalidade comandado pela equipe feminina da Abada Capoeira.  As mulheres é que organizam e ditam o ritmo da aula, mas a prática é aberta a todo público presente, independente do sexo. Durante o evento acontecerá um ?arrastão?, onde capoeiristas serão divididos em equipes e identificados pelas cores da reciclagem. Cada equipe terá seu lixo pesado e registrado para avaliação posterior.

De acordo com Leonardo Dib, presidente do Instituto Terra Molhada, o objetivo é identificar os tipos de lixo mais encontrados, sugerir locais apropriados para destinação e conscientizar frequentadores, ambulantes e moradores. Segundo ele, a capoeira é um excelente caminho para se aproximar do público e dar visibilidade ao assunto de forma alegre e sutil. ?O jogo, a música e a interação colaboram para conquistar adeptos ao movimento e atrair os olhares da população para as formas conscientes de ocupação e preservação dos espaços?, explica.  ?É uma maneira diferente e descontraída de chamar a atenção para a importância do assunto?, completa Leonardo.

Além das atividades que estão programadas para movimentar a Praça do Papa, a campanha também já ganhou uma ?trilha sonora? que promete ditar o ritmo do ?arrastão?. ?Jogue lixo no lixo, cuidado com a rasteira, não jogue lixo na praça, jogue capoeira... Eu te convido pra poder imaginar, como seria a sua casa sem limpar, lixo se joga no lixo, faça sua parte e comece ajudar...?.

O projeto ?Não jogue lixo na praça, jogue capoeira!? conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e dos Hotéis Arco e patrocínio da CDE do Brasil - líder mundial no processamento e classificação de sólidos.  Para quem deseja conferir de perto ou participar das atividades, a programação do evento terá início às 9h.

Quer saber mais sobre a campanha e o II Encontro Feminino de Capoeira? Clique aqui!