FecharX

Conheça o app BeerOrCoffee, o “cupido” dos negócios

Como um Tinder, aplicativo mineiro conecta pessoas com interesses em comum para gerar oportunidades



Créditos da imagem: Banco de Imagens
Main 205634 shutterstock 332802767
BeerOrCoffee cria oportunidade de negócios e networking
Redação Sou BH
28/10/16 às 13:02
Atualizado em 01/02/19 às 19:34

Até que ponto a tecnologia pode aproximar as pessoas? Se depender de uma startup belo-horizontina, essa proximidade não tem limites. Foi partindo dessa ideia que três jovens empreendedores que acreditam muito no mundo digital e na convivência entre as pessoas criaram, há um ano, o aplicativo BeerOrCoffee, uma espécie de “Tinder de negócios”.

A proposta é simples e gira em torno de uma palavra: oportunidade. Afinal, em um encontro casual para beber um café ou uma cerveja você pode conhecer seu futuro sócio, investidor ou cliente. “Acreditamos que nossa vida é feita a partir das pessoas que conhecemos. Só que, às vezes, a pessoa que você precisa conhecer está do seu lado e você nem sabe”, explica Roberta Vasconcellos, uma das sócias do aplicativo.

Se antes era preciso contar com o destino para conhecer esse possível sócio, agora, o BeerOrCoffee trabalha como um “cupido” para esse encontro, seja para tomar um café ou uma cerveja.

Após baixar o aplicativo, o usuário cria seu perfil e descreve seus interesses e habilidades. Depois, por meio da geolocalização, o BeerOrCoffee se encarrega de criar situações nas quais essas pessoas possam se encontrar pessoalmente.

Seja nos longos 40 minutos esperando um avião, na praça de alimentação de um shopping ou em um grande evento de negócios, sempre há tempo para ampliar seu networking. “Juntamos três pontas: as pessoas, os interesses e o local onde elas podem se encontrar. Afinal, nada substitui a conversa face a face. Por meio de um assunto surgem outros”, destaca Roberta.

Para encontrar “match” perfeito, é possível buscar pela localização de momento, por temas em comum ou pela própria sugestão do aplicativo, que informa ao usuário quando aquela pessoa na qual ele se interessa está próxima e disponível. “Entendemos que a vida é dinâmica e nem todo mundo tem tempo para reuniões, mas podemos criar oportunidades no tempo livre”, completa Pedro Vasconcellos, sócio no negócio e irmão de Roberta.

À medida em que o usuário utiliza a plataforma, ele vai sendo ranqueado pelos demais e pode, inclusive, se tornar uma referência em um tema específico. Também é possível interagir com outras pessoas por um chat dentro do próprio app.

A ideia já rendeu aos mineiros o primeiro lugar do Startup Games, competição de tecnologia promovida pelo governo britânico durante os Jogos Olímpicos do Rio. Atualmente, a empresa faz parte do Seed, programa de aceleração do governo mineiro.


Reconhecimento

Neste mês de outubro, a BeerOrCoffee foi escolhida pelo Google para o GoogleDemoDay - Women's Edition. O evento acontece no Vale do Silício, nos Estados Unidos, e vai apresentar ao mercado 12 startups do mundo inteiro que estão em fase de crescimento, em novembro. A startup mineira foi a única selecionada de toda a América Latina.


Leia mais: conheça a Residuall, startup que cuida do lixo do mundo