FecharX

A Mudança das Startups - O Meteoro Digital

Se antigamente a tecnologia era sinônimo de coisas difíceis e inalcançáveis, hoje todos nós podemos descobrir um negócio inovador



Créditos da imagem: Reprodução / Facebook
Main 173711 dino
Dino é um brinquedo que conversa e responde as crianças
Redação Sou BH
05/10/16 às 17:59
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

Por Fábio Veras

Um jovem de 20 anos pede demissão de um emprego seguro para ser parte do time de fundadores de uma startup. A mãe e o pai se descabelam, sofrem, e, menos de três anos depois, essa empresa é vendida por mais de uma dezena de milhões de reais... Ficção? Chama-se One Cloud e nasceu em BH. Muda a cena: dois irmãos que não são especialistas em tecnologias e nem entendem de programação de computador têm uma ideia de criar um aplicativo que permite que você escolha seu assunto de interesse pessoal ou sua área de atuação e... quando seu vôo atrasa e você sabe que vai ter que esperar 40 minutos a mais no aeroporto, ele acha pessoas com interesses em comum. De repente, aparece no seu celular o nome e o perfil de uma pessoa com interesses afins e que até quer contratar ou fazer negócio com você há 1 minuto de distância. Parece estranho? A BeerorCoffee, da Roberta e do Pedro, de Belo Horizonte, ganharam uma competição de Startups promovida pelo Governo do Reino Unido, o “Startup Games”, durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Se antigamente a tecnologia era sinônimo de coisas difíceis e inalcançáveis, hoje todos nós, fazendo as buscas certas e tendo foco, podemos descobrir um negócio inovador. E melhor, podemos nos associar a quem tenha habilidades e competência que nós não temos, e formar um time de negócios. Vencer sozinho é mais difícil e não é um estilo de vida aceitável pelas gerações mais antenadas e jovens. Compartilhar vitórias e desafios junto com amigos traz uma energia boa ao ato de empreender. Tanto que um grupo de empreendedores do mundo digital, arejados, com formação e vivência internacional, e muita competência em suas startups, decidiu desenvolver uma comunidade aqui em Belo Horizonte para celebrar a cooperação entre quem quer crescer no ritmo acelerado das startups. Chama-se San Pedro Valley e vai muito além do bairro São Pedro, onde suas empresas nasceram.

Grandes empresas e corporações estão desesperadas com a agilidade, a leveza e a eficiência com que algumas startups estão crescendo no mercado. E não é para menos. Houve um tempo em que a rede mundial de aluguel de DVDs, a Blockbusters, reinava sozinha no ato primitivo de ir a uma locadora escolher um filme para o fim de semana. Quando olhou para trás, tinha um tubarão chamado Netflix destruindo toda a sua história. O WhatsApp, aplicativo que permite o envio de mensagens de texto imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet, foi desenvolvido em 2009 por Brian Acton e um sócio. Agora em 2016, segundo Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, o WhatsApp alcançou a marca de 1 bilhão de usuários no planeta Terra. Detalhe da revolução das startups? Brian Acton tentou um emprego no Facebook e no Twitter e foi recusado por incapacitação para o cargo. Fez o seguinte post na sua página do Facebook:  "O Facebook me recusou. Foi uma ótima oportunidade para me conectar com pessoas fantásticas. Ansioso pela próxima aventura da vida". Em 2014, Zuckerberg deu um cheque de US$16 bilhões de dólares ao homem que recusou como empregado, para comprar o Whatsapp.

Já há um brinquedo nos Estados Unidos, o Dino, de uma startup chamada Elemental Path em associação com a IBM, que conversa com seu filho (apenas em inglês ainda), responde perguntas como “Por que o céu é azul?” e milhões de outras como se fosse um Google. O mais sério é que ele aprende com as perguntas do seu filho, tem iniciativa de diálogos e ajuda as crianças a se desenvolverem mais rápido.

Existem tantas coisas se multiplicando a partir da criação da Internet, em 1993, que comparamos seu advento ao meteoro que destruiu uma espécie soberana, orgulhosa e forte que imperava nos domínios do nosso planeta há milhares de anos atrás. Nós temos que escolher se seremos os dinossauros destruídos no passado ou os dinossauros digitais como o Dino. Como estudantes, pais, mães, empresários e profissionais, a escolha é clara: abraçar o futuro agora!


Fábio Veras é especialista em Startups e Inovação Aplicada, tem Mestrado e Doutorado, formação executiva em Wharton, Harvard, Insead e Stanford, criador do Movimento Startup KIDS. Foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Diretor Técnico e Diretor de Operações do Sebrae Minas onde criou o Projeto Identidade Startup

Conheça o Dino (vídeo em inglês)