FecharX

Aplicativo mineiro monitora falhas, gastos em combustível e localização do seu carro

Nexer, startup nascida em Belo Horizonte, permite que o motorista esteja sempre por dentro do que acontece com seu carro



Créditos da imagem: nexer
Main 230108 nexer
Redação Sou BH
27/02/18 às 15:19
Atualizado em 01/02/19 às 19:23

Por Daniele Franco

Imagine ser avisado pelo celular se o seu automóvel estiver com alguma falha mecânica, risco de acabar a bateria ou mesmo sendo furtado? Pois essa tecnologia já existe e foi criada em Belo Horizonte. Motoristas preocupados com a manutenção correta de seus carros têm, agora, uma alternativa bastante completa.

Um aplicativo desenvolvido em solo belo-horizontino permite que os proprietários de veículos fabricados a partir de 2010 tenham um controle quase absoluto sobre seus carros. O Nexer funciona através de um dispositivo que, conectado à porta OBD do veículo, informa dados sobre o automóvel ao aplicativo instalado no smartphone do motorista.

Além de um panorama mecânico que diagnostica mais de 30 mil falhas, o Nexer também traz detalhes de consumo como o gasto de combustível e maneiras para otimizá-lo, se tornando um guia da direção segura e econômica.

Outro ponto que chama a atenção dos usuários é a segurança. “O dispositivo leva ao usuário a localização e o que chamamos de Alarme de Carro Ligado: todas as vezes que seu carro for ligado, o app manda um alarme em tempo real ao aplicativo do motorista, sendo muito importante para coibir furtos”, explica ao SouBH Danilo Mattos, CEO e co-fundador do Nexer.

Através do aplicativo, os motoristas também têm o que se pode chamar de informação privilegiada: um alerta para bateria fraca e para superaquecimento do motor, o que vai evitar que o carro pare de repente e deixe o motorista na mão.

Presente em 15 Estados brasileiros, a plataforma Nexer tem um serviço exclusivo para os moradores de Belo Horizonte, a Oficina Conectada. Quando uma falha é detectada, o sistema já indica uma oficina credenciada que, se o cliente aceitar, vai receber os dados transmitidos pelo OBD2 e tratar o carro do jeito que ele precisa. Existe também a opção de manter o carro conectado a uma oficina, que vai conseguir, junto com o motorista, monitorar a situação do veículo, avisar se alguma falha for detectada e até mesmo agendar o atendimento.

Como as pessoas estão conectadas e resolvem grande partes de seus problemas pelo celular, pensamos: por que não conectar o carro ao celular e criar um assistente virtual, que possa levar mais comodidade, economia e segurança para os motoristas?”, conta Mattos, que fundou a Nexer com três amigos em 2014 e, desde então, vem desenvolvendo a plataforma.

Adesão

Para comprar o sistema, o motorista interessado deve desembolsar R$ 599, que paga o dispositivo e a assistência completa por um ano. No segundo ano, o motorista passa a pagar uma mensalidade de R$ 14,90 para continuar utilizando os serviços. O dispositivo pode ser comprado através do site ou em concessionárias credenciadas.